- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
16 de setembro 2025
SENAR
16 de setembro 2025
O município de Rancho Queimado sediou recentemente uma Oficina Técnica sobre Implantação e manejo de pastagens perenes e anuais de inverno, promovida pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio. O encontro reuniu cerca de 60 participantes, entre produtores rurais, lideranças, técnicos e representantes de instituições parceiras, consolidando-se como um espaço de aprendizado e troca de experiências.
As atividades foram conduzidas pelo supervisor técnico da ATeG Pablo Henrique Ambrósio e pela técnica Marina de Souza e Silva Machado, que compartilharam orientações práticas e informações estratégicas para o fortalecimento da pecuária de corte na região.
Realizado na propriedade de Jonei Francisco Sens, o evento abordou temas como a implantação e manejo de pastagens perenes e anuais de inverno; estratégias de recria intensiva a pasto; diferentes manejos de adubação de cobertura em pastagens anuais de inverno; e a produção de acordo com o aumento gradual da intensificação.
A programação contou ainda com palestras sobre Eficiência a pasto: estratégias para elevar a lucratividade na bovinocultura de corte, ministrada pelo supervisor técnico da ATeG, Gerson Cunha; Pastagens anuais e perenes de inverno, apresentada por Leonardo Nunes (PGGW); e Projeto pecuário Fazenda JF Sens, conduzida por Marina, Jonei e Carlos.
No período da tarde, os participantes acompanharam atividades práticas sobre implantação e manejo de pastagens perenes de inverno com dáctilo e trevo branco; além de Campo Demonstrativo sobre diferentes cargas de nitrogênio em pastagem de aveia e azevém; bem como de manejo de recria intensiva a pasto, uso de suplementação estratégica e análise de viabilidade econômica.
Entre as lideranças presentes estavam o presidente do Sindicato Rural de São Bonifácio, Vilso Schneider; a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa; o secretário da Agricultura de São Bonifácio, André Weber, que representou o Poder Público Municipal; além de representantes da Epagri.
Vilso Schneider destacou a importância da ATeG para fortalecer a cadeia produtiva, tornando-a mais sustentável, rentável e competitiva. Já Sueli Silveira Rosa avaliou o evento de forma positiva e ressaltou os resultados expressivos alcançados. “Além de contribuir para a disseminação do conhecimento, a iniciativa oportunizou a troca de experiências e promoveu a valorização da atividade”.
SOBRE A ATEG
O trabalho desenvolvido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) vai além do suporte técnico: promove o aperfeiçoamento da gestão nas propriedades rurais, ampliando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das atividades. Com acompanhamento contínuo e personalizado, o serviço contribui para a profissionalização do campo e o fortalecimento da agropecuária catarinense.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, os resultados obtidos nas propriedades reforçam a relevância da iniciativa. “A ATeG vem cumprindo, de forma exemplar, seu papel ao impulsionar a evolução socioeconômica dos produtores e ao difundir tecnologias e práticas de gestão voltadas à produção de alimentos em harmonia com o meio ambiente.”
Além da bovinocultura de corte, a ATeG atende outras dez cadeias produtivas em Santa Catarina: agroindústria, agroindústria apícola, apicultura, bovinocultura de leite, fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e turismo rural. A iniciativa é coordenada por Paula Coimbra Nunes e acompanhada de perto pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.