- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
16 de setembro 2025
SENAR
16 de setembro 2025
Um Dia de Campo sobre “Pastagens de Inverno” reuniu inúmeros produtores rurais, no Parque do Itaipu Rural Show, neste mês, em Pinhalzinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural local e Cooperativa Regional Itaipu. O evento, que uniu prática, tecnologia e cooperação, reforçou a importância do manejo adequado das pastagens como base para a rentabilidade e sustentabilidade da pecuária de corte e leite.
Segundo a supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, os dias de campo são parte essencial da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) - um dos pilares do Sistema Faesc/Senar no estado. O evento foi planejado com apoio dos supervisores e técnicos de campo da região e contou também com a colaboração direta da Cooperitaipu.
O supervisor técnico da ATeG, Leandro Simioni, ressaltou que a iniciativa surgiu com o objetivo de oferecer informações confiáveis e inovadoras ao produtor. “Queremos mostrar como investir em forragem – seja para pré-secados, para pastejo ou para silagem – pode se transformar em mais leite, mais carne e, consequentemente, em mais renda. Durante meses de preparo, foram implantadas 34 cultivares de inverno, apresentando suas diferenças, ciclos e combinações ideais para garantir planejamento forrageiro e ausência de vazio alimentar ao longo do ano.
A programação contou com palestra do Dr. Daniel Augusto Barreta que explicou como o manejo e a adubação impactam diretamente na qualidade das forrageiras e no seu potencial de conversão em leite e carne.
Para o presidente do Sindicato Rural de Pinhalzinho, Valdecir Reiter, a diversidade de forrageiras apresentadas fortaleceu o conhecimento dos produtores. “Esse trabalho conjunto com o Sistema Faesc/Senar e a Cooperitaipu mostra a força das parcerias e resultou em um evento de sucesso, com grande participação da comunidade rural.”
O supervisor de pecuária leiteira da Cooperitaipu, Lisandro Buriol, destacou a satisfação em apoiar a iniciativa, que fortalece o desenvolvimento da atividade leiteira e de corte na região. Já o presidente da cooperativa, Arno Pandolfo, frisou a relevância da longa parceria com o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural, lembrando que a ATeG proporciona um verdadeiro “raio X da propriedade”, fundamental para orientar o produtor, principalmente para a cadeia do leite. “O leite é um produto nobre e exige qualidade. Esse tipo de evento ajuda a garantir um alimento de excelência na mesa do consumidor”, afirmou.
Também presente, o prefeito de Pinhalzinho, Alexandre Beltrame, sublinhou que o encontro complementa os avanços da genética animal com a produção de alimentos mais nutritivos e em maior volume.
SOBRE A ATEG
O trabalho desenvolvido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) vai além do suporte técnico: promove o aperfeiçoamento da gestão nas propriedades rurais, ampliando a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade das atividades. Com acompanhamento contínuo e personalizado, o serviço contribui para a profissionalização do campo e o fortalecimento da agropecuária catarinense.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, os resultados obtidos nas propriedades reforçam a relevância da iniciativa. “A ATeG vem cumprindo, de forma exemplar, seu papel ao impulsionar a evolução socioeconômica dos produtores e ao difundir tecnologias e práticas de gestão voltadas à produção de alimentos em harmonia com o meio ambiente.”
A ATeG atende onze cadeias produtivas em Santa Catarina: agroindústria, agroindústria apícola, apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e turismo rural. A iniciativa é coordenada por Paula Coimbra Nunes e acompanhada de perto pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.