FAESC
22 de agosto 2025
FAESC
22 de agosto 2025
FAESC
22 de agosto 2025
Promover a valorização e a qualificação dos recursos humanos do Sistema Sindical Rural e o aprimoramento dos serviços prestados ao produtor. Com esse propósito, o Sistema Faesc/Senar reuniu, entre os dias 19 e 21 de agosto, em Florianópolis, profissionais do Sistema Sindical Rural para a Capacitação sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2025 e Ganho de Capital.
O treinamento contou com a participação de equipes de 33 Sindicatos Rurais das regiões Norte, Sul, Serra e Vale do Itajaí. A turma teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos técnicos e atualizar práticas essenciais para melhor atender às demandas do campo.
Na abertura, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância da atualização profissional para garantir a prestação de serviços que compatíveis com as necessidades e expectativas dos produtores. “Nosso objetivo é sermos reconhecidos como uma instituição de excelência, que impulsiona o crescimento sustentável do agronegócio. Para isso, contamos com vocês, que desempenham papel fundamental ao apoiar e orientar diretamente os produtores em seus municípios e regiões”, afirmou.
A capacitação foi coordenada pela assessora jurídica sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, e terá mais uma edição na próxima semana, com as equipes das regiões Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste, visando contemplar todos os profissionais ligados ao Sistema Sindical Rural.
No último dia do encontro, a programação ganhou destaque com a presença do vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que ressaltou a importância do engajamento das equipes dos Sindicatos Rurais. Ele enfatizou que a missão de todo o Sistema CNA/Faesc/Senar e dos Sindicatos é trabalhar em prol de uma categoria essencial para o desenvolvimento do estado.
“Tudo começa por vocês que estão na base, com nossos presidentes, secretários e secretárias de Sindicatos. Recebemos muito retorno positivo do trabalho realizado e, por meio de eventos como este, buscamos retribuir esse esforço, para que vocês possam contribuir para fortalecer cada vez mais o produtor e a produtora rural em suas regiões”, destacou Clemerson Pedrozo.
O dirigente também reconheceu a dedicação do instrutor Seres Baum que, há 15 anos, contribui com o Sistema ministrando treinamentos que qualificam o atendimento prestado aos produtores rurais. Ressaltou, ainda, a sensibilidade trazida pela assessora Andreia Barbieri Zanluchi, que coordena os treinamentos exclusivos para mulheres do meio rural – uma iniciativa que vem sendo realizada com êxito em todo o estado desde o ano passado.
Para Andreia, a capacitação representou mais um passo importante no processo de qualificação contínua das equipes sindicais e reafirmou o compromisso do Sistema em oferecer suporte técnico e estratégico, que garantam aos produtores rurais catarinenses o acesso a serviços de excelência.
TEMAS ABORDADOS
Durante três dias de capacitação, o especialista na área tributária, Seres Baum, da WGI – Work Group International SS EPP, compartilhou conhecimentos técnicos e experiências práticas, trazendo contribuições relevantes para a atuação dos profissionais sindicais.
A programação contemplou uma variedade de conteúdos que garantiram atualização e segurança no trabalho realizado pelos profissionais. Os temas discutidos contemplaram assuntos como: Declaração do ITR (DITR), Legislação e novidades no Programa do ITR 2025; Definição do ITR, fato gerador e período de apuração; Obrigatoriedade de apresentação – quem está obrigado; NIRF – Número de Inscrição, sua obrigatoriedade; CAFIR – Cadastro de Imóveis Rurais (inscrição, atualização, cancelamento); CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais e SNCR – Sistema Nacional de Cadastro Rural; Imunidades e isenções – hipóteses; Quem é contribuinte e quem pode ser responsável; Aquisição de imóvel rural e domicílio tributário; Imóvel rural – definição e composição da área total; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Ato Declaratório Ambiental (ADA; entre outros.