ITR 2025 e Ganho de Capital são temas de capacitação para equipes de Sindicatos Rurais em Florianópolis

ITR 2025 e Ganho de Capital são temas de capacitação para equipes de Sindicatos Rurais em Florianópolis
FAESC
22 de Agosto de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Promover a valorização e a qualificação dos recursos humanos do Sistema Sindical Rural e o aprimoramento dos serviços prestados ao produtor. Com esse propósito, o Sistema Faesc/Senar reuniu, entre os dias 19 e 21 de agosto, em Florianópolis, profissionais do Sistema Sindical Rural para a Capacitação sobre Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2025 e Ganho de Capital.

O treinamento contou com a participação de equipes de 33 Sindicatos Rurais das regiões Norte, Sul, Serra e Vale do Itajaí. A turma teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos técnicos e atualizar práticas essenciais para melhor atender às demandas do campo.

Na abertura, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância da atualização profissional para garantir a prestação de serviços que compatíveis com as necessidades e expectativas dos produtores. “Nosso objetivo é sermos reconhecidos como uma instituição de excelência, que impulsiona o crescimento sustentável do agronegócio. Para isso, contamos com vocês, que desempenham papel fundamental ao apoiar e orientar diretamente os produtores em seus municípios e regiões”, afirmou.

A capacitação foi coordenada pela assessora jurídica sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, e terá mais uma edição na próxima semana, com as equipes das regiões Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste, visando contemplar todos os profissionais ligados ao Sistema Sindical Rural.

No último dia do encontro, a programação ganhou destaque com a presença do vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que ressaltou a importância do engajamento das equipes dos Sindicatos Rurais. Ele enfatizou que a missão de todo o Sistema CNA/Faesc/Senar e dos Sindicatos é trabalhar em prol de uma categoria essencial para o desenvolvimento do estado.

“Tudo começa por vocês que estão na base, com nossos presidentes, secretários e secretárias de Sindicatos. Recebemos muito retorno positivo do trabalho realizado e, por meio de eventos como este, buscamos retribuir esse esforço, para que vocês possam contribuir para fortalecer cada vez mais o produtor e a produtora rural em suas regiões”, destacou Clemerson Pedrozo.

O dirigente também reconheceu a dedicação do instrutor Seres Baum que, há 15 anos, contribui com o Sistema ministrando treinamentos que qualificam o atendimento prestado aos produtores rurais. Ressaltou, ainda, a sensibilidade trazida pela assessora Andreia Barbieri Zanluchi, que coordena os treinamentos exclusivos para mulheres do meio rural – uma iniciativa que vem sendo realizada com êxito em todo o estado desde o ano passado.

Para Andreia, a capacitação representou mais um passo importante no processo de qualificação contínua das equipes sindicais e reafirmou o compromisso do Sistema em oferecer suporte técnico e estratégico, que garantam aos produtores rurais catarinenses o acesso a serviços de excelência.

TEMAS ABORDADOS

Durante três dias de capacitação, o especialista na área tributária, Seres Baum, da WGI – Work Group International SS EPP, compartilhou conhecimentos técnicos e experiências práticas, trazendo contribuições relevantes para a atuação dos profissionais sindicais.

A programação contemplou uma variedade de conteúdos que garantiram atualização e segurança no trabalho realizado pelos profissionais. Os temas discutidos contemplaram assuntos como: Declaração do ITR (DITR), Legislação e novidades no Programa do ITR 2025; Definição do ITR, fato gerador e período de apuração; Obrigatoriedade de apresentação – quem está obrigado; NIRF – Número de Inscrição, sua obrigatoriedade; CAFIR – Cadastro de Imóveis Rurais (inscrição, atualização, cancelamento); CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais e SNCR – Sistema Nacional de Cadastro Rural; Imunidades e isenções – hipóteses; Quem é contribuinte e quem pode ser responsável; Aquisição de imóvel rural e domicílio tributário; Imóvel rural – definição e composição da área total; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Ato Declaratório Ambiental (ADA; entre outros.

Leia também

FAESC

|

13 de julho 2026

Sistema FAESC/SENAR apoia 2º Seminário Leite em Foco promovido pelo Sindicato Rural de Água Doce O Sindicato Rural de Água Doce, por meio do Núcleo de Bovinocultura de Leite, promoveu, no dia 2 de julho, o 2º Seminário Leite em Foco. O Sistema Faesc/Senar esteve entre os apoiadores do evento, que reuniu produtores rurais, profissionais e especialistas para debater os principais desafios e as oportunidades da pecuária leiteira.

FAESC

|

8 de julho 2026

José Zeferino Pedrozo recebe título de cidadão paraibano Em reconhecimento à trajetória profissional e à contribuição ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento socioeconômico, José Zeferino Pedrozo, presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, recebeu o Título de Cidadão Paraibano. O dirigente, que também preside o Sistema Faesc/Senar em Santa Catarina, foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em sessão solene realizada na segunda-feira (6).

FAESC

|

7 de julho 2026

Aliança Láctea Sul Brasileira debate exportação e estratégias de proteção ao setor leiteiro Os desafios e as oportunidades da cadeia produtiva do leite foram tema de reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB), realizada na tarde de segunda-feira (6), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em Florianópolis.

FAESC

|

3 de julho 2026

Sindicatos Rurais do Meio Oeste visitam Ituporanga para troca de experiências Sindicatos Rurais do Meio Oeste visitam Ituporanga para troca de experiências