FAESC
26 de novembro 2025
FAESC
25 de novembro 2025
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil entregou, na terça-feira (25), em uma cerimônia na sede da entidade, o Prêmio CNA Agro Brasil 2025 a profissionais nas categorias “Destaque”, “Política”, “Pesquisa e Desenvolvimento” e “Comunicação”.
O presidente da CNA, João Martins, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores do Sistema CNA/Senar, embaixadores, parlamentares, representantes de entidades, lideranças do setor produtivo e convidados participaram do evento no auditório da Confederação.
Durante o ato, o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, fez a entrega da premiação ao jornalista Eduardo Oinegue. Os homenageados nas demais categorias do prêmio foram: Roberto Rodrigues (Destaque); Arnaldo Jardim (Política) e Alfredo Kingo Oyama Homma (Pesquisa e Desenvolvimento).
Pedrozo parabenizou o jornalista e ressaltou que a homenagem reforça a importância de uma comunicação responsável e pautada pela credibilidade. Ele também cumprimentou os vencedores das demais categorias e enfatizou que, ao reconhecer essas personalidades, a CNA reafirma sua missão de fortalecer um ambiente institucional sólido, inovador e alinhado às necessidades do produtor rural. A premiação, segundo ele, celebra a força do agro brasileiro e a capacidade de colocar em prática ações e políticas públicas que visem potencializar o agronegócio.
SOBRE AS CATEGORIAS E OS GANHADORES
Comunicação – O jornalista Eduardo Oinegue foi o ganhador na Categoria Comunicação “por contribuir, com seu trabalho, para desmistificar visões equivocadas sobre o agro brasileiro, ressaltando a relevância estratégia da agropecuária para o desenvolvimento econômico e social do país”.
Apresentador do “Jornal da Band”, Rádio BandNews FM e BandNews TV, Oinegue, “ao fazer suas análises, destaca com equilíbrio e imparcialidade a importância dos vários setores produtivos para a economia, como a atividade rural, com a geração de empregos e a garantia da segurança alimentar”.
Pesquisa - O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental Alfredo Kingo Oyama Homma foi escolhido na categoria “Pesquisa e Desenvolvimento”. “Seu conjunto de pesquisas e publicações contribuiu para a melhor compreensão sobre o real papel do extrativismo vegetal, permitindo a formulação de políticas apropriadas para a conservação e a preservação da biodiversidade da Amazônia e do mundo”.
Alfredo Homma recebeu o prêmio do presidente do Instituto CNA, Roberto Brant.
Política - Na categoria de Política, o deputado Arnaldo Jardim (SP) foi o vencedor devido sua “atuação extremamente competente no Congresso Nacional, na defesa dos temas do agro. Entre suas principais contribuições estão o Fundo de Investimento das Cadeias Agroindustriais, o Programa de Aceleração da Transição Energética, a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, o Marco Regulatório do Hidrogênio Verde e o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.”
Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, o deputado, “convicto da importância do agro brasileiro para a economia do país, valoriza o debate de pautas fundamentais para os produtores rurais, defendendo políticas públicas que estimulem ganhos de produtividade e promovam o crescimento do setor com sustentabilidade”.
Destaque – Premiado na categoria Destaque, Roberto Rodrigues tem “trajetória de compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, que o levou à COP 30, como enviado especial para a Agricultura, na interlocução entre a presidência da Conferência e o agronegócio.”
E ainda “por colocar o setor na mesa de negociações globais, levando para a COP 30 a ideia de posicionar o Brasil como líder na produção de alimentos com sustentabilidade e pegada ambiental reduzida, reforçando a segurança alimentar mundial e a transição para energias renováveis”.
Roberto recebeu o troféu do presidente da CNA, João Martins, que ressaltou que o prêmio é uma homenagem a um profissional que sempre contribuiu para o desenvolvimento do país.
Prêmio - Criado em 2016, o Prêmio CNA Agro Brasil está em sua 9ª edição e, ao longo dos anos, reconheceu profissionais e personalidades que se destacaram na contribuição para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
*Com informações da Assessoria do Sistema CNA/Senar