- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
9 de dezembro 2025
FAESC
9 de dezembro 2025
FAESC
9 de dezembro 2025
A ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizada em Urupema pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura, contou com mais de 160 participantes. A iniciativa reforçou a importância do autocuidado, do bem-estar e da prevenção entre produtores e trabalhadores do campo, oferecendo atendimentos gratuitos e orientações essenciais para o diagnóstico precoce de doenças.
O evento reuniu uma equipe multidisciplinar de profissionais e promoveu uma série de atividades educativas e práticas voltadas à saúde masculina. Os médicos palestrantes João Rosado e Jacson Tirello falaram sobre temas fundamentais: Rosado abordou câncer de próstata e saúde geral do homem, enquanto Tirello tratou de câncer de pênis, de testículo e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), alertando para sinais, cuidados e formas de prevenção.
A programação também contou com uma palestra sobre previdência e reforma tributária, ministrada pelo advogado Marco Antônio Arruda, que esclareceu dúvidas dos participantes sobre direitos e mudanças recentes na legislação. Para incentivar a qualidade de vida, o educador físico Rafael Wiggers conduziu um momento de atividade física, destacando a importância do movimento regular para a saúde.
Um dos destaques da ação foi o atendimento clínico especializado. Os urologistas do Sistema Faesc/Senar realizaram 41 consultas, incluindo exames de toque, fundamentais para a avaliação do risco de câncer de próstata. Paralelamente, três médicos do município atenderam os participantes e realizaram outras 86 consultas, ampliando o alcance da iniciativa e oferecendo suporte integral aos homens presentes.
De acordo com a supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, a ação em Urupema reforçou a missão do Sistema Faesc/Senar/Sindicato de promover qualidade de vida, informação e acesso à saúde para quem vive e trabalha no meio rural, garantindo mais prevenção e bem-estar.
O presidente do Sindicato Rural de Urupema, Juvelino Vieira De Sousa Neto, também destacou a importância da ação para promover a saúde das famílias do campo.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, frisou que o Programa Saúde do Homem Rural tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais em todo o estado. “Trata-se de uma ação que reforça o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina muitas vezes deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou da falta de acesso a serviços de saúde próximos. Os relatos do público atendido mostram o quanto esse investimento tem apresentado resultados positivos”.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: