- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
9 de dezembro 2025
FAESC
9 de dezembro 2025
FAESC
9 de dezembro 2025
Vargem Bonita sediou recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, iniciativa voltada à promoção da saúde integral do empresário rural. A atividade foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Catanduvas, com apoio da Prefeitura de Vargem Bonita, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura, além do envolvimento do sindicato, reforçando o compromisso conjunto com o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores rurais.
A programação em Vargem Bonita contou com a presença de médicos urologistas e atividades educativas voltadas à conscientização e à mudança de hábitos. Um dos destaques foram as palestras com os urologistas Dr. Domingos Sávio Uliano Bertoldi e Dr. Bernardo Schneider Francio, que trataram da saúde do homem e da importância do acompanhamento preventivo. Também integrou o evento a palestra sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (IST'S), conduzida pela enfermeira e supervisora do Programa Saúde no Campo, Michele Diesel, com orientações sobre cuidado integral, prevenção e informação segura para o público masculino.
“Quando a saúde chega mais perto do homem, a chance de ele procurar orientação e fazer exames aumenta muito. O programa tem esse papel de levar informação de forma acessível, acolher e incentivar o cuidado contínuo. Prevenir é sempre o melhor caminho e, no caso do câncer de próstata e das doenças crônicas, o diagnóstico precoce pode mudar completamente o desfecho”, destacou o Supervisor Regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro.
Com foco na promoção, proteção e prevenção, o Programa Saúde do Homem Rural aborda temas como saúde mental, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, controle de doenças crônicas (como diabetes e hipertensão), prevenção de acidentes e violências e, principalmente, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos maiores desafios de saúde pública entre os homens.
“O Sindicato entende que cuidar da saúde do produtor e do trabalhador rural é cuidar do futuro das propriedades e das famílias. A rotina no campo é intensa e, muitas vezes, o homem vai adiando o cuidado. Por isso essas ações são fundamentais, aproximam os serviços, orientam e ajudam a criar o hábito de buscar atendimento e fazer exames regularmente”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador, Diomar Begnini.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a assistência à saúde dos homens representa uma oportunidade essencial para sensibilizar o público masculino. “O Programa Saúde do Homem Rural reforça o compromisso do Sistema Faesc/Senar com a qualidade de vida no meio rural. Levar orientação, prevenção e atendimento para as comunidades do campo é essencial, especialmente porque muitos homens deixam de procurar assistência por falta de tempo, pela distância ou por barreiras culturais”, finalizou.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: