FAESC
20 de outubro 2025
SENAR
17 de outubro 2025
O Conselho de Consumidores da Celesc (CONCCEL) promoveu, na última quinta-feira (16), sua 309ª Reunião Ordinária com representantes de importantes entidades dos setores produtivo e energético. O encontro, realizado na sede do Sistema Faesc/Senar, teve como objetivo discutir temas estratégicos relacionados ao fornecimento de energia elétrica no meio rural.
Um dos principais destaques da pauta foi a apresentação dos resultados da Pesquisa de Opinião com consumidores rurais das regiões Oeste e Extremo Oeste, realizada pela Eficaz Pesquisa e Tecnologia. O levantamento buscou compreender a realidade local e as expectativas dos consumidores, especialmente diante da iniciativa do Governo Estadual, juntamente com a Celesc, de substituição de redes elétricas monofásicas rurais por trifásicas.
As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo; pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi; e pelo presidente do Conccel e representante da Faesc (classe rural), Thayrone Teixeira Tonello – anfitriões do evento.
Também participaram da reunião: Gilberto Modesto da Silva (representante suplente da classe Rural pela Faesc), Vitor Lopes Guimarães (Diretor Comercial da Celesc), Mauro Beal (DECONOR – classe Residencial suplente), André Luiz de Oliveira (CINCATARINA – classe Poder Público), Manfredo Guedes Pereira Gouvêa Júnior (FIESC – classe Industrial), Grace Lemos Serratini (FACISC – classe Comercial suplente) e Vanio Moritz Luz (Celesc – Ouvidor e Secretário Executivo).
Thayrone explicou que o objetivo do Conselho, ao contratar a pesquisa e divulgar seus resultados, foi fornecer à Celesc um diagnóstico realista sobre o interior catarinense e as demandas dos consumidores. “Como já existe a intenção de substituir a rede monofásica por trifásica, entendemos que seria importante disponibilizar informações que tornassem essa ação o mais viável possível. Optamos por concentrar os esforços inicialmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste, onde a agroindústria é forte e continua crescendo”.
O presidente do Conccel ressaltou, ainda, que a ideia foi compreender melhor o contexto atual dessas regiões para subsidiar a tomada de decisão da melhor forma possível. “Foi um trabalho complexo, iniciado em 2023, que exigiu planejamento cuidadoso para garantir que os dados refletissem com precisão as necessidades dos consumidores dessas áreas”, explicou.
VALORIZAÇÃO DA PESQUISA
O presidente Pedrozo ressaltou que a iniciativa fortalece o diálogo entre instituições e consumidores para aprimorar continuamente o fornecimento de energia no campo. “Queremos parabenizar o CONCCEL por esse importante estudo, que será essencial para planejar e implementar ações com foco na melhoria constante da distribuição de energia elétrica”, afirmou.
Vitor Lopes Guimarães agradeceu ao Conselho pelo trabalho realizado no Oeste e Extremo Oeste catarinense. “Essa pesquisa nos fornece dados muito importantes, pois aborda questões como a falta de energia e as formas de contato com a empresa, entre outros aspectos. A partir desse diagnóstico, vamos definir as ações necessárias para aprimorar cada vez mais o nosso atendimento na área rural”, concluiu.
Para o superintendente Zanluchi, o estudo trouxe um resultado preciso da realidade vivida pelos consumidores rurais do grande Oeste. “Esse diagnóstico ajuda a identificar gargalos no fornecimento de energia elétrica, o que é fundamental para o planejamento de estratégias que tornem o fornecimento e distribuição de energia elétrica mais eficiente”.
Vanio Moritz Luz afirmou que, desde 2021, o Conselho vem desenvolvendo um trabalho importante, contando com todo o suporte da Celesc. “Por ser uma instituição regulada pela Aneel, é fundamental trazer para a distribuidora a visão do consumidor e das cinco classes que representam os diferentes segmentos atendidos”.
Segundo ele, a pesquisa representa uma atuação inovadora do Conselho. “Historicamente, o Conselho atua respondendo às demandas dos consumidores. Agora, promove uma pesquisa voltada a contribuir com o planejamento do setor elétrico brasileiro. No caso da Celesc, ressalto a importância do segmento de redes rurais, que vem recebendo investimentos expressivos. É extremamente interessante e valioso obter esse retorno direto do campo. ”
SOBRE O CONCCEL
O Conselho de Consumidores da Celesc é formado por representantes das principais classes de consumo do Estado de Santa Catarina. Sua atuação é de caráter voluntário, tendo como missão opinar sobre assuntos relacionados à prestação do serviço público de fornecimento e distribuição de energia elétrica, contribuindo para seu aperfeiçoamento, eficiência e para a definição de preços justos a serem cobrados do consumidor final.
Site: https://bit.ly/faescsenar
Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/