- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
20 de outubro 2025
FAESC
20 de outubro 2025
SENAR
17 de outubro 2025
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), apresentou uma análise da atuação da Educação a Distância (EaD) no estado e anunciou novas oportunidades para o portal eadsc.senar.com.br. O estudo demonstrou que houve crescimento significativo na participação dos alunos nos cursos ofertados, evidenciando o interesse crescente dos catarinenses por capacitação no meio rural.
Lançado em dezembro de 2022 com vários treinamentos na área de agropecuária, o catálogo do Senar/SC foi ampliado em outubro de 2024 com a inclusão de sete novos treinamentos na modalidade EAD. Os cursos são: Meliponicultura – Criação e Manejo de Abelhas sem Ferrão (20h); Inseminação Artificial em Tempo Fixo (2h); Manejo de Cavalos (3h); Farmácia Veterinária na Propriedade Rural (3h); Excel Intermediário (15h); Captura de Abelhas sem Ferrão (4h); bem como o de Práticas ESG no Meio Rural (40h).
Os indicadores do primeiro semestre de 2025 demonstram crescimento e consolidação da modalidade EaD no estado. De acordo com os dados apresentados pela DOT Digital Group, os novos cursos representam 42,3% das matrículas previstas para o período, somando mais de 1.100 inscrições.
A abrangência territorial também aumentou. A EaD do Sistema Faesc/Senar já está presente em 289 municípios, alcançando 98% do território catarinense — um avanço em relação aos 96% registrados em dezembro de 2024.
SUGESTÕES DOS ALUNOS
De acordo com a coordenadora de Educação a Distância do Senar/SC, Kátia Zanela, as pesquisas de satisfação com os alunos têm sido fundamentais para orientar a criação de novos conteúdos. Entre os cursos mais elogiados estão os de drones, meliponicultura e informática.
Na área de drones, os participantes sugerem treinamentos práticos de pilotagem, manutenção e pulverização, por exemplo. Já na meliponicultura, as sugestões envolvem oportunidades com destaque para o manejo, espécies específicas, divisão de colmeias e viabilidade econômica da atividade.
Também receberam sugestões de ampliação as capacitações nas áreas de defensivos agrícolas, inseminação artificial, manejo de cavalos, farmácia veterinária, excel, informática básica, entre outros.
DESTAQUE PARA SC
Entre os 14 cursos nacionais analisados, 12 apresentaram índices de conclusão superiores entre alunos catarinenses, em comparação aos demais estados. Em alguns casos, a diferença ultrapassa 10 pontos percentuais. Um dos destaques é o treinamento de Informática e Internet Intermediário, com 72,9% para SC e 42% para os demais estados. Outros exemplos incluem as capacitações de Sensoriamento remoto básico e mapeamentos com drones: 63% (SC) x 46% (outros estados) e Word Básico: 77,2% (SC) x 63% (outros estados).
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que esse desempenho reforça a forte adesão dos catarinenses às capacitações oferecidas, especialmente nas áreas de tecnologia, agricultura, apicultura, produção animal, defensivos e administração. Ele enfatiza, ainda, que o Senar/SC ampliará sua grade com cursos como: Alternativas alimentares na avicultura; Avaliação visual da qualidade do solo; Boas práticas agrícolas; Compostagem para fertilização orgânica; Cuidados técnicos no uso de drones; entre outros.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, é uma satisfação com os resultados alcançados e ressalta que a tecnologia tem sido fundamental para que o Sistema continue contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo da agropecuária catarinense. “Com a modalidade on-line de ensino, ampliamos as oportunidades de levar conhecimento, inovação e tecnologia ao campo, colaborando para o aumento da renda e para a melhoria da qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais de Santa Catarina”.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: