FAESC
15 de janeiro 2025
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) sediou a reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM), na manhã desta segunda-feira (16), na sede do Sistema Faesc/Senar, em Florianópolis. Entre as pautas em destaque estiveram a proposta de otimização do contrato de concessão da BR 101 Norte e da BR 116 (SC), a taxa de importação de pneus, a defesa da Constituição e dos valores e princípios que moldam a democracia brasileira e a representatividade das entidades no Tribunal Administrativo Tributário (TAT).
O evento teve como anfitrião o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que conduziu a abertura das atividades e destacou a importância da iniciativa para fortalecer o setor produtivo.
O contrato de concessão da BR 101 Norte e da BR 116 (SC) esteve entre os destaques da pauta. A Fiesc informou que encomendou um estudo para analisar a proposta de revisão contratual da BR 101 Norte e os resultados serão apresentados em 20 de setembro, durante reunião da Câmara de Transporte e Logística. O presidente Mario Cezar de Aguiar aproveitou o momento para convidar todos a participarem.
O presidente Fetrancesc, Dagnor Schneider, destacou que a entidade também contratou uma empresa para realizar um estudo sobre o assunto, com previsão de conclusão no início de outubro.
Para o presidente Pedrozo, a realização de estudos e a análise de dados concretos são medidas essenciais para a busca conjunta de solução para o problema. "A Federação é parceira, mas precisamos encontrar o melhor caminho e agir com cooperação. Unidos, teremos mais força. A Fiesc e Fetrancesc já contrataram estudos, o que será importantíssimo para avaliarmos a melhor alternativa", concluiu.
O COFEM também aprovou a manifestação conjunta das entidades do setor produtivo em defesa da Constituição e dos valores e princípios que moldam a democracia brasileira, em comemoração ao Dia Internacional da Democracia (15 de setembro).
Em um manifesto destinado aos deputados federais e senadores, os representantes do COFEM destacam que é necessário respeitar a soberania nacional, a propriedade privada, a livre concorrência e as liberdades individuais, como o direito de expressão.
O encontro também discutiu a representatividade das entidades no Tribunal Administrativo Tributário (TAT) e sugestões para a melhorias.
Com relação à pauta sobre a taxa de importação de pneus, foi deliberado pela manifestação contrária à demanda de fabricantes de pneus no Brasil de elevar o imposto de importação. A medida considera os possíveis impactos negativos em cadeia nos custos de frete e mercadorias.
LIDERANÇAS PRESENTES
Estiveram presentes as demais lideranças das entidades que compõem o COFEM: Mario Cezar de Aguiar (presidente da Fiesc), Dagnor Schneider (presidente da Fetrancesc), Renato Campos Carvalho (presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC), Elson Otto (presidente da Facisc), Rosicler Meyer Dedekind (presidente da Fampesc), Onildo Dalbosco Júnior (presidente da FCDL), Bento Ferrari (vice-presidente financeiro da Fecomércio) e Alaor Francisco Tissot (membro do Conselho superior da Facisc), entre outros.
O COFEM
O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.