Notícias

Mais recentes

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja
FAESC
18 de Dezembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

“Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

A explanação foi conduzida pelo economista que atua há 35 anos em análise econômica e de mercados agrícolas e diretor técnico da Safras & Mercado, Paulo Roberto Molinari. O palestrante falou sobre os fundamentos econômicos e as tendências dos grãos, destacando os desafios e as oportunidades do mercado agrícola no Brasil e no mundo.

Durante sua apresentação, Molinari falou sobre o câmbio, especialmente sobre os juros nos Estados Unidos e as mudanças no Banco Central do Brasil, abordou o impacto das condições climáticas nas safras, bem como a safra 2025 na América do Sul e nos Estados Unidos e apresentou sua visão geral sobre 2025.

Ao analisar o cenário nacional do milho, o especialista assinalou que a safra de verão será pequena (estimada em 24 milhões de toneladas), com boas produtividades. “Teremos milho, mas se você é consumidor armazene no silo e proteja-se com a demanda no primeiro semestre. Não venda por considerar caro e por achar que comprará barato mais a frente, pois isso não acontecerá”, aconselhou ao completar que o produtor precisará do grão até julho.

De acordo com Molinari, a safrinha brasileira de 2025 está bem desenhada. A venda de sementes já obteve 80% da meta e o plantio está confirmado. A principal incerteza está relacionada ao clima. “Teremos um bom plantio e um primeiro semestre cheio de emoções com chuvas e chances de geada. Se o fenômeno la niña se configurar no primeiro trimestre haverá maiores chances de geadas no inverno”, explicou.

Outra informação importante é que, para garantir o abastecimento no primeiro trimestre, será fundamental contar com o milho da safrinha de junho e julho. “Se você está em Santa Catarina, produz milho e tem consumo, considere armazená-lo. Não se deixe levar pela oferta, pois pagará caro no primeiro semestre”, orientou Molinari.

Ele afirmou, ainda, que o quadro de oferta e demanda está em fase de fechamento e a previsão é atingir 38 milhões de toneladas exportadas em janeiro. “Caso um fator internacional impulsione a demanda por milho brasileiro, o estoque nacional poderá ser rapidamente esgotado. Se você é consumidor e tiver oportunidade de adquirir milho da safrinha para os meses de junho e julho, aproveite. Se é produtor e, quer especular, espere o mercado subir em março, abril e maio”.

Sobre a safrinha de 2025, Molinari destacou que a maior parte da oferta estará disponível entre junho e setembro. “Não é necessário ter pressa para comprar, pois haverá milho suficiente para atender a todos. O etanol não consumirá todo o milho brasileiro e quem determina o preço desse grão no Brasil é exportação”, enfatizou Molinari.

Segundo ele, o Brasil possui 78% da safrinha de milho 2024 vendida. Sobre o primeiro semestre, o palestrante comentou ainda que a safra de soja será de 172 milhões, o que impactará em custos logísticos. “Haverá uma alta de fretes de 20 a 30% no Brasil a partir de fevereiro. Esse aumento é influenciado pela alta do óleo diesel que o Governo planeja onerar com 5% de impostos. Com a safra de soja desse tamanho os custos logísticos serão muito altos”, afirmou.

Molinari também comentou que soja continua extremamente baixista e a única grande variável que pode fazer o mercado reverter isso é o clima na Argentina e parte do Brasil em janeiro e fevereiro. “Se chover bem em janeiro e fevereiro teremos uma grande queda dos prêmios e de Chicago. No caso do milho não acho que teremos problemas de abastecimento no segundo semestre mesmo com ampliação programada das indústrias do etanol para 2025”, concluiu.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, agradeceu a Safras & Mercados pela cooperação ao longo de mais um ano trazendo informações atualizadas, precisas e confiáveis ao público do campo. “Renovamos novamente essa parceria e, no dia 24 de fevereiro de 2025, iniciaremos um novo cronograma de eventos. A programação do próximo ano continuará oportunizando acesso à informação de qualidade, contribuindo para as tomadas de decisões do produtor rural e para o desenvolvimento do agronegócio”.

Leia também

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Sindicato Rural de São Martinho promove Seminário de Líderes Rurais O Sindicato Rural de São Martinho promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais da entidade para apresentar os resultados de 2024 e celebrar as conquistas do ano. O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais e representantes do setor agropecuário.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Ituporanga avalia ações de 2024 Apresentar os resultados das ações de 2024 e celebrar as conquistas do ano foi o foco do Seminário de Líderes Rurais promovido na última semana pelo Sindicato Rural de Ituporanga. O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, contou com a participação de 80 pessoas entre autoridades, parceiros e produtores rurais.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais reúne produtores em Benedito Novo O município de Benedito Novo sediou, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, um evento que reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor agropecuário para abordar os desafios e as conquistas do agronegócio na região. A iniciativa contou com a presença do presidente Oscar Baade e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Clemerson Argenton Pedrozo, entre outras lideranças.

FAESC

|

16 de dezembro 2024

Atenção produtor rural: Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025 O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) alerta aos produtores rurais que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiou mais uma vez a data de início para o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

SENAR

|

12 de dezembro 2024

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC vão até o dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

10 de dezembro 2024

Caso de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.

FAESC

|

6 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Campo Erê avalia ações de 2024 em Seminário de Líderes O evento reuniu produtores, técnicos e lideranças para avaliar os resultados do ano, promover a troca de experiências e alinhar as ações para 2025.