SENAR
24 de novembro 2025
SENAR
24 de novembro 2025
O Sindicato Rural de Mafra promoveu, no dia 19 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e Resultados Anuais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro, realizado no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais e lideranças para discutir os desafios e as oportunidades do setor.
Na abertura, o presidente do Sindicato Rural de Mafra e membro da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, João Romário Carvalho, destacou os avanços do setor na região e reconheceu os importantes resultados da parceria com o Sistema Faesc/Senar tanto na ATeG quanto em outras áreas. “O seminário reforçou o compromisso em oferecer apoio para a gestão eficiente das propriedades, além de destacar a importância do suporte do Sistema Faesc/Senar/Sindicatos para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Seguimos comprometidos em oferecer atendimento de qualidade ao produtor, fortalecendo o campo e impulsionando as economias locais”.
A programação contou com a palestra “Oportunidades do Mercado Agropecuário em Santa Catarina”, ministrada pelo vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo. Em sua apresentação, ele detalhou a estrutura do Sistema Sindical Rural, reforçou a importância de manter o sistema forte e destacou as principais ações desenvolvidas pelos Sindicatos, pela Faesc e pela CNA. Também abordou o trabalho do Senar, evidenciou as potencialidades de Santa Catarina e ressaltou as áreas em que o Estado se destaca como líder.
“Quero reafirmar o compromisso do Sistema Faesc/Senar com os nossos Sindicatos Rurais — a razão de existir de todo esse sistema dedicado aos produtores rurais. Importante demonstrar que tudo isso funciona como uma grande família. Não podemos dissociar o ‘S’ do Senar da nossa entidade sindical maior, que é a Federação; dos nossos Sindicatos Rurais; e da nossa Confederação. Todas essas instituições têm um único objetivo: fazer o melhor pela categoria econômica que representamos, que são os produtores rurais”, destacou Clemerson Pedrozo.
IMPACTOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA
O evento também contou com uma análise atualizada sobre os impactos da legislação brasileira na atividade rural, com a palestra “Impactos da Reforma Tributária”, ministrada por Evelayne Bendlin.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E TREINAMENTOS
Outro momento importante foi a apresentação dos resultados da ATeG em Mafra e região, contemplando as cadeias de bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura de corte, piscicultura, fruticultura e apicultura. A explanação foi conduzida pela supervisora técnica da ATeG Taiane Plautz, que destacou os avanços, indicadores e conquistas obtidas ao longo do ano por meio do trabalho técnico desenvolvido com os produtores atendidos.
A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, apresentou o desempenho do Sindicato Rural de Mafra e da região Norte nas ações de Formação Profissional Rural, Promoção Social, Programas Especiais e Programas Piloto, como o RetifiCAR e o Plantando para o Futuro – Educação Financeira. Ela destacou ainda as parcerias com o SEST/SENAT, o Programa Novos Caminhos desenvolvido com o TJSC, e o expressivo resultado das ações de FPR do Mulheres no Agro, que totalizaram 40 treinamentos somente na região Norte.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: