ACESSAR O MENU

Programa Saúde do Homem Rural mobiliza 200 participantes em Anitápolis

Programa Saúde do Homem Rural mobiliza 200 participantes em Anitápolis
SENAR
02 de Dezembro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

O município de Anitápolis sediou, no dia 28 de novembro, uma importante ação de promoção à saúde masculina por meio do Programa Saúde do Homem Rural, realizada pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio e a Prefeitura de Anitápolis. A iniciativa ofereceu atendimentos gratuitos e preventivos a produtores e trabalhadores do campo, reforçando a importância do autocuidado, do bem-estar, da prevenção e do diagnóstico precoce.

Durante o evento, foram realizados exames de PSA, colinesterase e glicose, além de consultas médicas individuais. Os participantes também acompanharam o depoimento motivacional de um paciente que venceu o câncer, reforçando a relevância da detecção precoce e do tratamento.

A programação incluiu duas palestras sobre câncer de próstata e câncer de pênis, ministradas pelos médicos Dr. Francisco Henrique Marconato e Dr. Rafael Santana, que abordaram prevenção, sintomas e tratamento. A profissional Jaqueline Santos conduziu uma palestra sobre saúde mental, trazendo reflexões sobre estresse, ansiedade e a importância do cuidado emocional entre os homens do meio rural.

Ao todo, 200 homens participaram da ação, além de voluntários, profissionais de saúde e autoridades locais. Entre as lideranças presentes estiveram a prefeita Solange Back, o vice-prefeito Rangel de Souza, a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, o secretário municipal de Saúde, Linkom Hanck, e a representante da Câmara de Vereadores, Maria Aparecida Steffen e representantes do Sicoob.

Para Sueli, o evento superou expectativas e reforçou a importância do cuidado preventivo na região. Segundo ela, o evento foi “um sucesso e contou com excelente adesão dos homens do município, que romperam preconceitos e deram um passo essencial para cuidar da própria saúde”.

O presidente do Sindicato Rural de São Bonifácio, Vilso Schneider, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso das instituições parceiras com o bem-estar das famílias rurais, promovendo ações que ampliam o acesso à informação, à prevenção e à qualidade de vida no campo.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o Programa Saúde do Homem Rural tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais em todo o estado. “Trata-se de uma ação que reforça o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina muitas vezes deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou da falta de acesso a serviços de saúde próximos. Os relatos do público atendido mostram o quanto esse investimento tem apresentado resultados positivos”.

Leia também

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Sindicato Rural de Nova Veneza realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia lideranças do setor O Sindicato Rural de Nova Veneza realizou, no dia 22/11, no Restaurante Romagna, a Assembleia Geral Ordinária. O evento reuniu a diretoria, associados, autoridades, técnicos do setor agropecuário, técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de bovinocultura de leite, apicultura e turismo rural, além de convidados.

FAESC

|

2 de dezembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Armazém destaca os desafios e avanços do setor agropecuário na região O Sindicato Rural de Armazém promoveu, com apoio do Sistema Faesc/Senar, o Seminário de Líderes, realizado no Restaurante Tia Maria, no dia 26 de novembro. O encontro reuniu autoridades, lideranças e profissionais do setor para discutir temas estratégicos do meio rural e fortalecer o diálogo com os produtores da região.

SENAR

|

2 de dezembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural mobiliza 200 participantes em Anitápolis O município de Anitápolis sediou, no dia 28 de novembro, uma importante ação de promoção à saúde masculina por meio do Programa Saúde do Homem Rural, realizada pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Bonifácio e a Prefeitura de Anitápolis.

FAESC

|

27 de novembro 2025

Coordenadores das CADECs Aves e Suínos de SC participaram de Encontro Nacional em Brasília Os coordenadores das Comissões para acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) de Santa Catarina participaram do “3º Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos" promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos dias 18 e 19/10.

FAESC

|

26 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado apresenta balanço das ações, durante Seminário de Líderes Com presença expressiva de associados e lideranças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado promoveu, no dia 21 de novembro, sua Assembleia Geral Ordinária.

FAESC

|

25 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR/SINDICATOS promove cerca de 300 cursos gratuitos em dezembro O ano se aproxima do fim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), celebra o sucesso das capacitações gratuitas ao longo de 2025.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Anita Garibaldi Anita Garibaldi, na serra catarinense, sediou neste mês uma ação do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa, foi do Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural do Município e Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde.

SENAR

|

24 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural atende mais de 300 participantes em Lebon Régis O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Lebon Régis promoveram com o apoio da Prefeitura Municipal, uma importante ação de promoção à saúde: o Programa Especial Saúde do Homem Rural

SENAR

|

24 de novembro 2025

Ação do Programa Saúde do Homem Rural incentiva a prevenção e diagnóstico precoce em Macieira Promover o cuidado com a saúde da população masculina do campo foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado neste mês em Macieira, no Meio Oeste catarinense.

FAESC

|

24 de novembro 2025

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Mafra destaca a importância do Sistema Sindical Rural O Sindicato Rural de Mafra promoveu, no dia 19 de novembro, o Seminário de Líderes Rurais e Resultados Anuais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O encontro, realizado no Parque de Exposições José Waldemar Ruthes, reuniu dirigentes sindicais, produtores rurais e lideranças para discutir os desafios e as oportunidades do setor.

FAESC

|

19 de novembro 2025

Sindicato dos Produtores de Caçador destaca inovações durante Seminário de Líderes Rurais O Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador promoveu, na última semana, o Seminário de Líderes Rurais, evento que também marcou o encerramento da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Olericultura.

SENAR

|

19 de novembro 2025

Programa Saúde do Homem Rural é promovido com sucesso em Passo de Torres Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro.