- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
17 de novembro 2025
FAESC
17 de novembro 2025
Os supervisores técnicos do Programa Saúde no Campo de Santa Catarina participaram, na última semana, de uma capacitação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília. O encontro reuniu representantes de 12 estados que integram o programa, com o objetivo de fortalecer a atuação das equipes em todo o país.
Implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, o programa já apresenta resultados expressivos e será ampliado para todo o Estado em 2026. A iniciativa é executada pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.
A técnica do Senar/SC e coordenadora do Programa, Gisele Kraieski Knabben, ressaltou que, após essa capacitação, os profissionais que forem aprovados estarão preparados para ampliar a atuação do Saúde no Campo nas demais regiões de Santa Catarina.
Segundo a diretora-adjunta de Saúde e Promoção Social do Senar, Erika Bömer Cagliari, a capacitação teve como foco o alinhamento metodológico, a integração das equipes e o fortalecimento da gestão regional. “O Programa Saúde no Campo foi idealizado pelo Senar para aproximar o cuidado dos produtores rurais e fortalecer a atenção primária no campo. Cada nova etapa representa mais famílias alcançadas, mais comunidades com acesso à informação, prevenção e saúde”, destacou.
Entre maio e outubro de 2025, o programa realizou 25.162 atendimentos em 8.967 propriedades rurais nos 21 estados participantes, demonstrando sua relevância para o bem-estar das famílias do campo.
Com a entrada recente de quatro novos estados – Acre, Goiás, São Paulo e Roraima – o Saúde no Campo passou a estar presente em 25 unidades da federação, ampliando sua capacidade de atender produtores rurais, seus familiares e trabalhadores. Com essa expansão, o programa passa a contar com 58 módulos ativos, formados por equipes compostas por 15 técnicos de enfermagem e um supervisor, responsáveis por alcançar, em média, 2.250 pessoas e 450 propriedades rurais em cada região atendida.
Durante a capacitação em Brasília, os supervisores também desenvolveram um planejamento estratégico para as ações estaduais, participaram de dinâmicas e conheceram em detalhes o funcionamento do SISaúde, sistema que gerencia as informações do programa.
Para saber mais sobre o Programa Saúde no Campo, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/programa-saude-no-campo
SAÚDE NO CAMPO EM SC
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, explicou que o êxito do projeto-piloto desenvolvido no Meio Oeste motivou a expansão do programa para todo o território catarinense a partir de 2026. Segundo ele, a iniciativa tem grande potencial para impactar positivamente o bem-estar e a qualidade de vida das famílias rurais. “Assim como a ATeG transformou as propriedades rurais, acreditamos que o Saúde no Campo também trará benefícios significativos às famílias de todo o estado, levando informação, prevenção e cuidado diretamente ao meio rural”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que o sucesso da ação no Meio Oeste demonstra a capacidade de atender todo o Estado, oferecendo cuidado em saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do público do campo.