ACESSAR O MENU

Capacitação do Pró-Mudas reúne participantes de quatro estados em Santa Catarina

Capacitação do Pró-Mudas reúne participantes de quatro estados em Santa Catarina
SENAR
28 de Outubro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na última semana, na propriedade do produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, a Capacitação Metodológica do Projeto Pró-Mudas. O encontro reuniu prestadores de serviços de quatro Estados que atuarão na execução da nova iniciativa da instituição, voltada ao incentivo da produção e propagação de mudas de espécies nativas destinadas ao consumo próprio dos produtores rurais em todos os biomas brasileiros.

O Projeto Pró-Mudas visa estimular a produção e o cultivo de espécies nativas, além de oportunizar aos produtores que adquiram autonomia para atender às exigências da legislação ambiental, suprindo demandas de recomposição e conservação ambiental em suas propriedades. A iniciativa também contribui para a adoção de sistemas produtivos integrados e agroflorestais, fortalecendo práticas sustentáveis no campo.

A capacitação foi conduzida pelo consultor do Senar Nacional, Lucicleiton Leondro da Silva de Melo, e contou com a presença da técnica em Atividade de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, e do presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, Erasmo Nei Tiepo, anfitrião do treinamento. Entre os participantes estiveram quatro instrutores e técnicos de Santa Catarina, quatro do Rio Grande do Sul, quatro do Paraná e dois de Rondônia, representando um importante intercâmbio de conhecimento entre as regiões.

De acordo com Lucicleiton, o grupo vivenciou todas as etapas do processo produtivo, desde a coleta e beneficiamento de sementes, passando pela preparação de substratos e manejo de viveiros. “A proposta é fortalecer a autonomia técnica dos instrutores e técnicos de campo das Administrações Regionais do Senar, que se tornarão multiplicadores desse conhecimento em seus estados, disseminando tecnologias acessíveis e adaptadas à realidade de cada bioma brasileiro. Mais do que produzir mudas, o Pró-Mudas cultiva conhecimento, consciência ambiental e o protagonismo do produtor rural na construção de um campo mais verde, produtivo e sustentável”.

A técnica Nayana avaliou de forma positiva o processo formativo e ressaltou que foi fundamental para os participantes aprenderem sobre a coleta adequada de sementes, técnicas que potencializam a germinação, métodos de cultivo e a construção de viveiros adaptados às necessidades específicas de cada propriedade.

Para Erasmo Nei Tiepo, o projeto traz uma nova consciência sobre a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas. “Muitas vezes, o produtor precisa se adequar à legislação ambiental e, se tiver que contratar alguém para isso, o custo é alto. Com essa troca de experiências com os profissionais do Senar e os participantes de diferentes estados, será possível levar conhecimento até os produtores, permitindo que eles próprios realizem a recuperação de suas áreas. É um projeto válido e necessário, que ajuda a atender às exigências ambientais e, ao mesmo tempo, a enriquecer nossas matas, muitas vezes, degradadas ao longo de anos de exploração. Essa troca de conhecimentos entre técnicos e produtores, especialmente sobre espécies nativas madeiráveis, ornamentais e medicinais, é extremamente enriquecedora”, ressaltou.

Segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o projeto representa um avanço significativo para o meio rural. “O Pró-Mudas será essencial para garantir a autonomia dos produtores no cumprimento das exigências da legislação ambiental e no atendimento às demandas de recomposição ou conservação em suas propriedades. Nossas expectativas são muito positivas”, destacou.

SOBRE O PRÓ-MUDAS

O Projeto Pró-Mudas representa uma ação concreta e transformadora do Sistema CNA/Senar ao promover a integração entre conhecimento técnico e práticas sustentáveis voltadas à produção de mudas de espécies nativas.

O Programa Pró-Mudas prevê a realização de seis turmas de formação e atualização técnica, abrangendo as 27 Administrações Regionais do Senar, visando capacitar 90 profissionais em todo o Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso institucional com a recomposição florestal, o uso sustentável da biodiversidade e a valorização das espécies nativas, fundamentais para o equilíbrio ecológico e a diversificação produtiva das propriedades rurais.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

SENAR

|

21 de outubro 2025

Evento em Seara destaca resultados do Programa ATeG/Senar na pecuária de corte O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Seara promoveram, no dia 14 de outubro, no CTG Seara e Pampa, o evento de “Avaliação de Resultados ATeG/Senar”.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR reconhece o potencial do agronegócio, durante o Fórum SC e o Agro 5.0 O Sistema Faesc/Senar foi parceiro do Fórum SC e o Agro 5.0, promovido pelo Canal Rural na última semana, em São Francisco do Sul.

SENAR

|

20 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR destaca avanços significativos na Educação a Distância O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), apresentou uma análise da atuação da Educação a Distância (EaD) no estado e anunciou novas oportunidades para o portal eadsc.senar.com.br.

FAESC

|

20 de outubro 2025

CNA e Sistema FAESC/SENAR promovem palestra sobre Reforma Tributária no Agro A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoverão nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Major Vieira atende cerca de 200 pessoas em ação do Programa Saúde do Homem Rural Mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural foi realizada com êxito em Santa Catarina.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural reúne cerca de 450 participantes em São Martinho Aproximadamente 450 mulheres participaram da ação do Programa Saúde da Mulher Rural, na última semana (11/10), em São Martinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, a Prefeitura Municipal e a Cooperzem.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher é promovido com sucesso em Jacinto Machado O município de Jacinto Machado sediou, neste mês (10/10), uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural.