ACESSAR O MENU

Capacitação do Pró-Mudas reúne participantes de quatro estados em Santa Catarina

Capacitação do Pró-Mudas reúne participantes de quatro estados em Santa Catarina
SENAR
28 de Outubro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na última semana, na propriedade do produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, a Capacitação Metodológica do Projeto Pró-Mudas. O encontro reuniu prestadores de serviços de quatro Estados que atuarão na execução da nova iniciativa da instituição, voltada ao incentivo da produção e propagação de mudas de espécies nativas destinadas ao consumo próprio dos produtores rurais em todos os biomas brasileiros.

O Projeto Pró-Mudas visa estimular a produção e o cultivo de espécies nativas, além de oportunizar aos produtores que adquiram autonomia para atender às exigências da legislação ambiental, suprindo demandas de recomposição e conservação ambiental em suas propriedades. A iniciativa também contribui para a adoção de sistemas produtivos integrados e agroflorestais, fortalecendo práticas sustentáveis no campo.

A capacitação foi conduzida pelo consultor do Senar Nacional, Lucicleiton Leondro da Silva de Melo, e contou com a presença da técnica em Atividade de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, e do presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, Erasmo Nei Tiepo, anfitrião do treinamento. Entre os participantes estiveram quatro instrutores e técnicos de Santa Catarina, quatro do Rio Grande do Sul, quatro do Paraná e dois de Rondônia, representando um importante intercâmbio de conhecimento entre as regiões.

De acordo com Lucicleiton, o grupo vivenciou todas as etapas do processo produtivo, desde a coleta e beneficiamento de sementes, passando pela preparação de substratos e manejo de viveiros. “A proposta é fortalecer a autonomia técnica dos instrutores e técnicos de campo das Administrações Regionais do Senar, que se tornarão multiplicadores desse conhecimento em seus estados, disseminando tecnologias acessíveis e adaptadas à realidade de cada bioma brasileiro. Mais do que produzir mudas, o Pró-Mudas cultiva conhecimento, consciência ambiental e o protagonismo do produtor rural na construção de um campo mais verde, produtivo e sustentável”.

A técnica Nayana avaliou de forma positiva o processo formativo e ressaltou que foi fundamental para os participantes aprenderem sobre a coleta adequada de sementes, técnicas que potencializam a germinação, métodos de cultivo e a construção de viveiros adaptados às necessidades específicas de cada propriedade.

Para Erasmo Nei Tiepo, o projeto traz uma nova consciência sobre a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas. “Muitas vezes, o produtor precisa se adequar à legislação ambiental e, se tiver que contratar alguém para isso, o custo é alto. Com essa troca de experiências com os profissionais do Senar e os participantes de diferentes estados, será possível levar conhecimento até os produtores, permitindo que eles próprios realizem a recuperação de suas áreas. É um projeto válido e necessário, que ajuda a atender às exigências ambientais e, ao mesmo tempo, a enriquecer nossas matas, muitas vezes, degradadas ao longo de anos de exploração. Essa troca de conhecimentos entre técnicos e produtores, especialmente sobre espécies nativas madeiráveis, ornamentais e medicinais, é extremamente enriquecedora”, ressaltou.

Segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o projeto representa um avanço significativo para o meio rural. “O Pró-Mudas será essencial para garantir a autonomia dos produtores no cumprimento das exigências da legislação ambiental e no atendimento às demandas de recomposição ou conservação em suas propriedades. Nossas expectativas são muito positivas”, destacou.

SOBRE O PRÓ-MUDAS

O Projeto Pró-Mudas representa uma ação concreta e transformadora do Sistema CNA/Senar ao promover a integração entre conhecimento técnico e práticas sustentáveis voltadas à produção de mudas de espécies nativas.

O Programa Pró-Mudas prevê a realização de seis turmas de formação e atualização técnica, abrangendo as 27 Administrações Regionais do Senar, visando capacitar 90 profissionais em todo o Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso institucional com a recomposição florestal, o uso sustentável da biodiversidade e a valorização das espécies nativas, fundamentais para o equilíbrio ecológico e a diversificação produtiva das propriedades rurais.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Mais de 300 pessoas presentes na ação do Programa Saúde da Mulher Rural em Santa Terezinha O Programa Saúde da Mulher Rural, recém-promovido pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Terezinha e a Prefeitura Municipal, foi um sucesso.

FAESC

|

29 de outubro 2025

Webinar do Sistema FAESC/SENAR e Safras & Mercado aborda os desafios do mercado do arroz O penúltimo webinar do ano, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a Safras & Mercado, teve como tema “Cenário de oferta e demanda global, perspectivas de mercado do arroz”.

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.