SENAR
17 de novembro 2025
FAESC
17 de novembro 2025
A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal. A cerimônia oficial de entrega ocorreu no gabinete da prefeita Giovana Giacomolli e simboliza um novo ciclo para a agroindústria apícola da região.
O presidente do Sindicato Rural, da Cooloniale e da Associação de Apicultores de Palmitos, Luiz Antônio Cavalleri, destacou o papel essencial do trabalho coletivo para alcançar a certificação, que amplia a segurança, a qualidade e o potencial de comercialização dos produtos apícolas.
“Para nós é um orgulho! A conquista é resultado de uma trajetória longa, marcada por persistência e dedicação. Esse certificado é extremamente importante. Antes, o SIM permitia apenas a comercialização dentro do município. Hoje, graças a uma Lei Federal que ampliou essa possibilidade — desde que o município possua o e-SISBI — podemos vender o mel em todo o Brasil. Além disso, estamos trabalhando para conquistar o Selo Arte, que também habilita a comercialização nacional do nosso produto, beneficiando diretamente a associação”, afirmou.
Cavalleri reforçou, ainda, o apoio do Comitê do Sindicato e a parceria com o Sistema Faesc/Senar por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Contamos com uma equipe técnica da ATeG que acompanhou a Casa do Mel em todo o processo de legalização.”
A prefeita municipal também ressaltou a importância do Selo SIM e destacou que representa um instrumento de valorização dos produtores e de incentivo ao empreendedorismo rural.
A cerimônia contou, ainda, com a presença da supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, e dos técnicos que contribuíram diretamente para as adequações necessárias à obtenção do SIM por meio da ATeG: Gabriel Vacarin, técnico de campo da ATeG Apicultura, e Mateus Pagliarini, técnico da ATeG Agroindústria Apícola, além de outras lideranças locais.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a entrega do Selo SIM consolida um trabalho dedicado, que fortalece a organização dos produtores e amplia oportunidades de mercado. “A conquista do selo representa um avanço significativo para o setor apícola. Seguimos firmes com o trabalho da Assistência Técnica e Gerencial para continuar contribuindo para transformar vidas, potencializar o campo em todo o Estado e estimular a produção de alimentos com qualidade, segurança e sustentabilidade. ”

ATEG EM SANTA CATARINA
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar é uma das principais ferramentas de transformação do campo catarinense. Atualmente, atende 11 cadeias produtivas: agroindústria, agroindústria apícola, apicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, maricultura, olericultura, ovinocultura de corte, piscicultura e turismo rural.
Implantada em 2016, a ATeG promove o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais, levando inovação, gestão eficiente e resultados concretos para milhares de produtores em todo o Estado.
O trabalho das equipes técnicas é coordenado por Paula Coimbra Nunes, acompanhado pelos supervisores regionais do Senar/SC e conta com o suporte estratégico do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.