ATeG Bovinocultura de Corte encerra turma em Xanxerê

ATeG Bovinocultura de Corte encerra turma em Xanxerê
FAESC
28 de Setembro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Uma turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Corte encerrou as atividades, na última semana, em Xanxerê. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Xanxerê.

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, do supervisor técnico da ATeG, Fernando da Silveira, e dos técnicos do programa Francisco Antônio Piram Filho (responsável pela turma), Dyeison Fantinel e Felipe Brandeleiro, além do técnico que realiza o IATF, Henrique da Fonseca.

O momento oportunizou avaliar os resultados e entregar os certificados para os produtores rurais que concluíram o programa. Durante a abertura das atividades, Barbieri destacou a importância do programa para fortalecer a Bovinocultura de Corte na região e no estado. “A ATeG oferece aos produtores acesso às tecnologias e práticas de manejo que ajudam a melhorar a produtividade e a rentabilidade dos pecuaristas. Também contribui para promover sustentabilidade no setor, pois incentiva a adoção de práticas sustentáveis de manejo como, por exemplo, o uso de pastagens melhoradas e a redução do uso de agrotóxicos. Além disso, auxilia no aumento da produção de carne bovina, na melhoria da qualidade da carne e na redução do impacto ambiental”, frisou.

De acordo com Silveira, o grupo atendeu as expectativas e apresentou avanços significativos, com todas as propriedades fazendo análise, correção e melhoria da fertilidade de solo. O trabalho da ATeG teve foco grande em suplementação, o que vem resultando em grande aumento de produtividade nessas propriedades”.

ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE

Desde 2016, o Senar/SC atua com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Corte. Desde então, atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. Atualmente, 56 grupos com 1.680 produtores participam do programa no estado.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade na produção de proteína animal. O dirigente lembra que o estado é declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que é fundamental para acessar grandes mercados de exportação. “A intenção, com a ATeG Bovinocultura de Corte, é alavancar a produção de carne bovina, aumentando e tornar o Estado autossuficiente e qualificado para a exportação”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, ressaltou que os principais resultados alcançados com a ATeG Bovinocultura de Corte são a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, aumento da produção com o incremento da renda líquida e as melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), no qual o estado vem conquistando grandes avanços.

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Paula Coimbra Nunes, o programa atende produtores em parceria com os Sindicatos Rurais de forma gratuita. Ela explicou que as atividades contemplam visita mensal de técnicos da ATeG pelo período de quatro anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias. Todo o trabalho é acompanhado pelos supervisores técnicos.

As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizadas de acordo com a cadeia produtiva. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região.


Leia também

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

5 de abril 2024

Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos Com o propósito de sensibilizar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Transportes sobre a urgência do modal ferroviário no Sul do Brasil, representantes do Movimento Pró-Ferrovias, participaram de reuniões em Brasília, na última quarta-feira (3).

SENAR

|

5 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de Araranguá A formação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá.

SENAR

|

3 de abril 2024

De Iraceminha para o mundo Além de conquistar várias premiações nacionais, Indústria de queijos catarinense que faz parte do Programa ATeG do Sistema Faesc/Senar, é reconhecida internacionalmente

SENAR

|

3 de abril 2024

Senar/SC oferece cerca de 400 capacitações gratuitas neste mês A programação contempla cerca de 400 capacitações em todas as regiões de Santa Catarina.

FAESC

|

2 de abril 2024

Produtores de soja, milho e bovinocultura de leite de SC poderão renegociar dívidas do crédito rural A medida beneficiará ao todo 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas e, com isso, os produtores poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos.

SENAR

|

2 de abril 2024

Senar/SC presente em Encontro que discute os desafios para a expansão da ATeG A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu as 27 administrações regionais da entidade.

FAESC

|

1 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado promovem webinar sobre as perspectivas e tendências do mercado de fertilizantes Evento on-line reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense.

FAESC

|

28 de março 2024

Faesc alerta produtores sobre o Plano de Governo para renegociação de parcelas de operações de crédito rural A informação foi transmitida pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

SENAR

|

27 de março 2024

Novas turmas dos cursos técnicos gratuitos iniciam em cinco Polos do Senar/SC A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

SENAR

|

25 de março 2024

Novo polo do Senar/SC abre em Santa Cecília com o curso Técnico em Florestas O primeiro curso é o Técnico em Florestas e a aula inaugural ocorreu no último fim de semana.

SENAR

|

25 de março 2024

Técnico em Zootecnia é o novo curso do polo do Senar/SC em Seara A inciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município.