Elas transformam o campo

Elas transformam o campo
FAESC
12 de Março de 2025
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A participação das mulheres no setor agropecuário cresce de forma expressiva nas mais diversas atividades em todos os setores do agronegócio. Cada vez mais, elas assumem novas funções e quebram paradigmas em atividades historicamente dominadas pelo público masculino.

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e os Sindicatos Rurais têm investido na capacitação feminina, reconhecendo a importância do papel das mulheres no desenvolvimento rural. Entre as ações, estão as capacitações que contribuem para a valorização e fortalecimento das produtoras rurais, possibilitando que ocupem espaços na execução das atividades produtivas e na gestão das propriedades.

Um dos exemplos mais recentes foi a realização do curso “Motosserra – operação e manutenção no corte de árvores para mulheres”, promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos.

A capacitação, realizada na propriedade da empresária rural Paloma Laís Pegoraro, teve duração de 24 horas/aula e foi conduzida pelo instrutor José Eduardo Macado. O objetivo foi ensinar as participantes a operar e a manter motosserras em condições seguras e eficientes, possibilitando maior autonomia nas atividades do campo.

AUTONOMIA

A produtora rural, Sonia Margarete da Rosa Giacometi, reside na comunidade de Dom Bosco Dal Pai e decidiu fazer o curso por um motivo muito simples. “Tinha motosserra, mas não sabia operar. Quando precisava, sempre tinha que esperar o marido chegar para fazer o manuseio de situações como cortar uma árvore caída da estrada ou nas cercas, por exemplo. Resumindo, foi um curso muito proveitoso e muito bem operado. Agora, não dependo de ninguém para operar uma motosserra. Já estou no aguardo para fazer o próximo curso de roçadeiras. Sou grata ao professor, que foi muito determinado em nos ajudar”.

A produtora rural, Claudia Maria Scarabotto Cadore, destacou que sempre participa dos cursos do Senar/SC para aperfeiçoar as atividades do dia a dia na propriedade. “O curso de Operação e manutenção de motosserra foi muito bem aproveitável”, frisou.

Paloma, que além de participante cedeu a propriedade para as aulas, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer o protagonismo feminino no campo e o vínculo familiar. “O curso proporcionou uma oportunidade única para mulheres que nunca haviam manuseado uma motosserra, permitindo que perdessem o medo e aprendessem a utilizá-la corretamente. Com esse conhecimento, as produtoras rurais podem ajudar seus familiares e realizar tarefas essenciais na propriedade, como cortar lenha, podar árvores e construir cercas, tornando-se mais independentes e seguras em seu trabalho diário”.

Além do aprendizado técnico, Paloma destacou a ênfase na segurança operacional, incluindo o uso adequado da ferramenta, manutenção, EPIs e técnicas seguras de corte. “A troca de experiências entre as participantes também foi um diferencial, tornando o aprendizado ainda mais rico”. Para ela, um dos maiores desafios é vencer o medo e mostrar que as mulheres têm competência para atuar em qualquer área dentro da propriedade rural. “O curso ajudou a quebrar essa barreira, fortalecendo a confiança e capacitação das participantes, incentivando mais mulheres e jovens a se envolverem no trabalho no campo”.

FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO FEMININO

A assessora jurídica sindical da Faesc e representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, Andreia Barbieri Zanluchi, ressaltou o quanto é gratificante ouvir relatos como esses. O crescente interesse das mulheres por oportunidades de conhecimento e inovação demonstra o fortalecimento do protagonismo feminino no campo. Isso reforça a importância de iniciativas que incentivem a presença e a valorização das mulheres no agro, o que contribui para o desenvolvimento sustentável e para a construção de um setor cada vez mais dinâmico e desenvolvido”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou que neste ano, uma das principais metas do Sistema Faesc/Senar é expandir ainda mais a promoção de atividades voltadas às mulheres, visando que atuem de maneira segura e inovadora. “A presença feminina nas propriedades rurais tem se intensificado significativamente nos últimos anos, refletindo sua capacidade de adaptação, inovação e compromisso com a sustentabilidade do setor. Como representantes do setor produtivo, temos o dever de apoiar e incentivar essa transformação, oferecendo qualificação e profissionalização tanto para o desempenho de atividades operacionais quanto para a gestão estratégica das propriedades, garantindo que as mulheres estejam cada vez mais preparadas para liderar e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio”.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

15 de julho 2025

FAESC e Sindicatos Rurais reforçam apoio ao projeto que propõe mudanças na classificação do tabaco A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, com o apoio dos Sindicatos Rurais da região Sul (Faesc), mobilizou diversos produtores de tabaco para participarem da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde da última sexta-feira (11), em Içara.

FAESC

|

15 de julho 2025

Energia elétrica para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

14 de julho 2025

Sindicato Rural de Correia Pinto promove Seminário de Líderes e Assembleia Geral Ordinária Momentos de integração, conhecimento, planejamento e avaliação das ações marcaram o Seminário de Líderes e a Assembleia Geral Ordinária, promovido pelo Sindicato Rural de Correia Pinto, no auditório do Salão de Festas Florarte, no dia 26 de junho.

FAESC

|

14 de julho 2025

EMBRAPA Suínos & Aves: 50 anos JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

SENAR

|

14 de julho 2025

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Água Doce celebram uma conquista histórica junto ao produtor Luciano Casanova de Salto Veloso, no Meio-Oeste: a obtenção do Selo Arte para o Mel Casanova, agora apto para ser comercializado em todo o território nacional.

FAESC

|

11 de julho 2025

Capacitações ampliam segurança e promovem a profissionalização no transporte agrícola Presidentes dos Sindicatos Rurais de Benedito Novo e de Seara relatam o sucesso dos treinamentos.

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.