FAESC destaca que aprovação do Projeto de Lei 1532/2025 é um avanço que assegura segurança jurídica ao setor

FAESC destaca que aprovação do Projeto de Lei 1532/2025 é um avanço que assegura segurança jurídica ao setor
FAESC
09 de Julho de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora uma importante notícia para o setor produtivo. Foi aprovado pelo Senado, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que prorroga por mais cinco anos o prazo para a ratificação de registros imobiliários de imóveis rurais em faixa de fronteira. O objetivo é impedir que propriedades rurais sejam transferidas à União por falta de regularização. Agora, o texto segue para análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o prazo (de 10 anos, contados a partir de 2015) se encerraria em outubro de 2025. Pelo PL 1532/2025, o novo período passa a ser de 15 anos. Na prática, o projeto prorroga o período até 2030.

Para o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, a prorrogação é uma medida estratégica, urgente e necessária para que novas questões, envolvendo a temática, sejam debatidas no Congresso Nacional, o que é essencial para permitir que aqueles que regularmente adquiriram suas propriedades não venham a ser prejudicados. “Recebemos a notícia com grande alívio em Santa Catarina, pois há muito tempo lutamos para garantir tranquilidade e segurança jurídica aos produtores rurais que vivem em áreas sensíveis, como as faixas de fronteira. Muitos já realizaram investimentos de longo prazo e enfrentavam insegurança quanto ao acesso ao crédito, à formalização da propriedade e até ao risco de perder suas terras”, afirmou.

Clemerson Pedrozo destaca, ainda, que a medida é essencial para assegurar a estabilidade fundiária e o direito de posse aos proprietários que agiram de boa-fé.

O texto, apresentado pelo senador Nelsinho Trad, passou nesta terça-feira por votação na Comissão de Relações Exteriores (CRE) com parecer da senadora Tereza Cristina.

Durante a discussão, Tereza Cristina explicou que nos últimos 10 anos o processo de regularização de imóveis em faixa de fronteira enfrentou muitas dificuldades, por falta de regras claras e definitivas. Nesse período, de acordo com a senadora, havia dúvidas sobre como aplicar a lei, especialmente por causa de uma ação que questionava trechos importantes da legislação e que só foi decidida em 2023.

De acordo com a Faesc, a situação anterior gerava entraves burocráticos que impediam a finalização dos processos de regularização fundiária, o que deixava os produtores vulneráveis e afastava investimentos. “A prorrogação do prazo representa mais um passo importante rumo à estabilidade jurídica e econômica no meio rural”, frisa o vice-presidente da Faesc.

ENTENDA

A aprovação veio depois de um acordo com o governo para que a Presidência da República não vete a prorrogação do prazo para a ratificação de registros imobiliários de imóveis rurais em faixa de fronteira, que é uma situação mais urgente. E, em contrapartida, a regulamentação para ratificação desses imóveis será debatida por meio de um outro projeto (PL 4.497/2024), apresentado pela Câmara e em tramitação no Senado.

Esse segundo projeto tem como objetivo resolver as demais pendências, garantindo que todos os estados tenham as mesmas diretrizes para regularizar os imóveis.

Essa proposta estava inicialmente tramitando junto ao PL 1.532/2025, mas foi retirada do relatório final de Tereza Cristina após acordo com o governo.

*Com informações da Agência Senado

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveram, na quinta-feira (10), a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

10 de julho 2025

CNA divulga nota sobre tarifa anunciada por Trump A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanha com atenção a decisão do Governo dos Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 50% sobre todas as suas importações de produtos brasileiros.

FAESC

|

9 de julho 2025

CAPADR aprova repasse mínimo anual de R$ 250 bilhões para execução do Plano Safra Poder Executivo não poderá suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional

FAESC

|

9 de julho 2025

Seminário de Líderes reforça o importante papel do Sindicato Rural de Joaçaba no desenvolvimento do agronegócio regional O Seminário de Líderes Rurais, recentemente promovido pelo Sindicato Rural de Joaçaba, foi uma oportunidade para apresentar o balanço das atividades e destacar o impacto das ações nas áreas de conhecimento e saúde.

FAESC

|

9 de julho 2025

Nesta quarta-feira, dia 09 Mutirão no Sindicato Rural de Mafra orienta produtores sobre retificações do Cadastro Ambiental Rural O produtor rural que já realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem agora a oportunidade de conferir se há alguma pendência para retificação.

FAESC

|

9 de julho 2025

FAESC e CNA promovem capacitação sobre Domicílio Judicial Eletrônico A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverão nesta quinta-feira, dia 10 de julho, das 9h às 10h, a Capacitação em Domicílio Judicial Eletrônico (DJE).

FAESC

|

7 de julho 2025

Sindicato Rural de Turvo destaca resultados das ações durante Seminário de Líderes Rurais Com a presença de aproximadamente 80 participantes, entre produtores rurais, lideranças sindicais, diretores e equipe técnica, o Sindicato Rural de Turvo promoveu, no dia 26 de junho, o Seminário e a Assembleia de Líderes Rurais.

FAESC

|

2 de julho 2025

Setor produtivo catarinense participa de palestra sobre os desafios e oportunidades do agronegócio no cenário global Evento virtual foi realizado na última semana pela CNA com o apoio do Sistema Faesc/Senar

FAESC

|

30 de junho 2025

Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção do alho em Curitibanos Curitibanos (SC) sediou, na última quarta-feira (25), mais uma edição do painel do Projeto Campo Futuro, iniciativa do Sistema CNA/Senar, com o objetivo de levantar dados técnicos e econômicos sobre a produção de alho na região.

FAESC

|

30 de junho 2025

Conseleite divulga valores de referência da matéria-prima do leite de maio e projeção para junho A diretoria do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite) esteve reunida, na sexta-feira (27), em encontro on-line para discutir os desafios e perspectivas do setor.

SENAR

|

30 de junho 2025

Antônio Carlos celebra desenvolvimento do turismo rural com apoio do Sistema FAESC/SENAR O município de Antônio Carlos encerrou, no dia 17 de junho, a 7ª turma do Curso de Turismo Rural, promovido pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São José e a Prefeitura Municipal.

FAESC

|

27 de junho 2025

Leilões de Terneiros em Santa Catarina têm balanço positivo com 82 eventos realizados neste ano Com rebanho bem avaliado e negócios aquecidos, a temporada 2025 dos leilões de terneiros em Santa Catarina chegou ao fim.