FAESC destaca que aprovação do Projeto de Lei 1532/2025 é um avanço que assegura segurança jurídica ao setor

FAESC destaca que aprovação do Projeto de Lei 1532/2025 é um avanço que assegura segurança jurídica ao setor
FAESC
09 de Julho de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora uma importante notícia para o setor produtivo. Foi aprovado pelo Senado, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que prorroga por mais cinco anos o prazo para a ratificação de registros imobiliários de imóveis rurais em faixa de fronteira. O objetivo é impedir que propriedades rurais sejam transferidas à União por falta de regularização. Agora, o texto segue para análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o prazo (de 10 anos, contados a partir de 2015) se encerraria em outubro de 2025. Pelo PL 1532/2025, o novo período passa a ser de 15 anos. Na prática, o projeto prorroga o período até 2030.

Para o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, a prorrogação é uma medida estratégica, urgente e necessária para que novas questões, envolvendo a temática, sejam debatidas no Congresso Nacional, o que é essencial para permitir que aqueles que regularmente adquiriram suas propriedades não venham a ser prejudicados. “Recebemos a notícia com grande alívio em Santa Catarina, pois há muito tempo lutamos para garantir tranquilidade e segurança jurídica aos produtores rurais que vivem em áreas sensíveis, como as faixas de fronteira. Muitos já realizaram investimentos de longo prazo e enfrentavam insegurança quanto ao acesso ao crédito, à formalização da propriedade e até ao risco de perder suas terras”, afirmou.

Clemerson Pedrozo destaca, ainda, que a medida é essencial para assegurar a estabilidade fundiária e o direito de posse aos proprietários que agiram de boa-fé.

O texto, apresentado pelo senador Nelsinho Trad, passou nesta terça-feira por votação na Comissão de Relações Exteriores (CRE) com parecer da senadora Tereza Cristina.

Durante a discussão, Tereza Cristina explicou que nos últimos 10 anos o processo de regularização de imóveis em faixa de fronteira enfrentou muitas dificuldades, por falta de regras claras e definitivas. Nesse período, de acordo com a senadora, havia dúvidas sobre como aplicar a lei, especialmente por causa de uma ação que questionava trechos importantes da legislação e que só foi decidida em 2023.

De acordo com a Faesc, a situação anterior gerava entraves burocráticos que impediam a finalização dos processos de regularização fundiária, o que deixava os produtores vulneráveis e afastava investimentos. “A prorrogação do prazo representa mais um passo importante rumo à estabilidade jurídica e econômica no meio rural”, frisa o vice-presidente da Faesc.

ENTENDA

A aprovação veio depois de um acordo com o governo para que a Presidência da República não vete a prorrogação do prazo para a ratificação de registros imobiliários de imóveis rurais em faixa de fronteira, que é uma situação mais urgente. E, em contrapartida, a regulamentação para ratificação desses imóveis será debatida por meio de um outro projeto (PL 4.497/2024), apresentado pela Câmara e em tramitação no Senado.

Esse segundo projeto tem como objetivo resolver as demais pendências, garantindo que todos os estados tenham as mesmas diretrizes para regularizar os imóveis.

Essa proposta estava inicialmente tramitando junto ao PL 1.532/2025, mas foi retirada do relatório final de Tereza Cristina após acordo com o governo.

*Com informações da Agência Senado

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

· Site: https://bit.ly/faescsenar

· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc

· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar

· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar

· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/

Leia também

FAESC

|

29 de agosto 2025

ATENÇÃO PRODUTORES RURAIS Campo cBenef será obrigatório em SC a partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) acaba de divulgar que nesta segunda-feira (1º), entra em vigor a primeira regra de validação do cBenef - Código de Benefícios Fiscais em Santa Catarina, que verifica o preenchimento do campo.

FAESC

|

29 de agosto 2025

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) comemora a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 1532/2025, que prorroga por mais cinco anos — até outubro de 2030 — o prazo para a regularização de imóveis em faixas de fronteira.

FAESC

|

27 de agosto 2025

Participação do Sistema FAESC/SENAR é sucesso na AgroPonte O Sistema Faesc/Senar teve participação de destaque na 14ª edição da AgroPonte, realizada de 13 a 17 de agosto no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.

FAESC

|

26 de agosto 2025

Webinar destaca tendências e desafios para o setor de leite e carne O Sistema Faesc/Senar e a Safras & Mercado promoveram na noite de segunda-feira (25) mais uma edição do webinar gratuito voltado a produtores, dirigentes sindicais, técnicos e demais profissionais do agronegócio.

FAESC

|

26 de agosto 2025

9º Remate Searense de Gado Geral comercializa 249 animais O 9º Remate Searense de Gado Geral reuniu criadores, compradores e lideranças do setor agropecuário, no último fim de semana (22/08), no CTG Seara & Pampa, em Seara, no Oeste catarinense. Ao todo, foram comercializados 249 animais de corte, o que demonstrou a força da pecuária regional e o potencial de crescimento do setor.

FAESC

|

22 de agosto 2025

Dia de Campo aborda estrutura e manejo sanitário na bovinocultura de corte no Oeste de SC O município de Xavantina sediou um importante encontro para o fortalecimento da pecuária regional.

FAESC

|

22 de agosto 2025

Dia de Campo Regional em Meleiro reúne mais de 100 produtores para discutir práticas de manejo O município de Meleiro sediou, neste mês, o Dia de Campo Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) das cadeias produtivas de bovinocultura de corte e de leite.

FAESC

|

22 de agosto 2025

Dia de Campo Regional discute inovações da apicultura e meliponicultura em Lauro Müller Momentos de conhecimento e troca de experiências marcaram o Dia de Campo Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Apicultura e Meliponicultura. O encontro, realizado na propriedade de Juliano Viero e Suzana Andrade, em Lauro Müller, foi promovido pelo Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Orleans, neste mês de agosto.

FAESC

|

20 de agosto 2025

Dia de Campo da ATeG Pecuária de Corte demonstra o potencial do setor para mais de 100 produtores em São Joaquim O último sábado, 16 de agosto, foi marcado por um importante encontro do setor pecuário em São Joaquim, na serra catarinense. O Dia de Campo dos grupos da Assistência Técnica e Gerencial (ATEG), voltados à bovinocultura de corte, foi um sucesso ao reunir mais de 100 produtores rurais, equipes técnicas e lideranças na Fazenda da Conquista, reconhecida pela excelência de seu rebanho.

FAESC

|

19 de agosto 2025

Recursos humanos para o campo JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

18 de agosto 2025

Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado promovem webinar gratuito sobre perspectivas para o mercado de carnes e leite O Sistema Faesc/Senar e a consultoria Safras & Mercado promovem na segunda-feira, dia 25 de agosto, às 19 horas, mais uma edição do webinar gratuito voltado a produtores, dirigentes sindicais, técnicos e demais interessados no agronegócio.