Ovinocultura pagará menos imposto em SC

Ovinocultura pagará menos imposto em SC
FAESC
01 de Agosto de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A equalização tributária em relação a outros Estados para a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura – uma antiga reivindicação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) – foi conquistada neste ano graças a decreto assinado pelo Governador Jorginho Mello. “Perdíamos competitividade porque a carga tributária em Santa Catarina era maior que em outras unidades estaduais. A partir de agora vamos competir em condições de igualdade”, festeja o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

Pelo decreto, a taxação do ICMS será reduzida. O ICMS cobrado em Santa Catarina era de 12% sem crédito. Por outro lado, o comprador de ovinos do Rio Grande do Sul (que fornece 90% dos ovinos abatidos em SC) paga 12% de ICMS e se credita em 5%, resultando imposto líquido a pagar de 7%. Aqui residia um desequilíbrio, porque as transações ficavam 5% mais caras para os catarinenses.

O decreto baixado em 25 de julho pelo governo catarinense repara essa injustiça e busca estimular a compra de animais produzidos e comercializados dentro do estado. Por isso, agora, os frigoríficos catarinenses que compram ovinos e caprinos vivos em território barriga-verde pagarão 7% de ICMS, irão se creditar de 3% e recolherão imposto líquido de 4%. Nas vendas para fora do Estado, pagarão 7% de ICMS.

Conforme levantamento da Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura de Santa Catarina, na ovinocultura de corte o rebanho catarinense é de 350 mil animais, com um abate formal de 10 mil cabeças por mês. Na ovinocultura de leite a produção nacional é de 940 mil litros, deste montante Santa Catarina contribui com 41,5%, ou seja, com 390 mil litros. Em território barriga-verde são produzidos mais de 80 produtos derivados de leite de ovelha.

A criação de ovinos permite benefícios socioeconômicos como a redução do êxodo rural; a lã como matéria-prima para produtos artesanais; processamento da carne ovina na produção de embutidos; aumento da renda da propriedade pela venda de cordeiros para abate, da lã e da pele para artesanato. Atualmente, o grande mercado a ser atingido é São Paulo e Rio de Janeiro, havendo ainda boas perspectivas no mercado internacional.

A ovinocultura catarinense, seja de carne ou de leite, ainda é um setor incipiente, mas começa a se mobilizar para enfrentar seus grandes problemas e tem encontrado forte apoio na Secretaria da Agricultura do Estado, no Senar (através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATEG), no Sebrae (Sebraetec), na Epagri, na Cidasc, nas Universidades, na Embrapa e, principalmente, nas indústrias frigoríficas e nas associações de criadores (ACCO e ABCOL).

Leia também

SENAR

|

7 de novembro 2024

Produtores de Joaçaba e região celebram os resultados de dois anos da Assistência Técnica e Gerencial O evento, promovido pelo Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural, contou com a participação dos produtores rurais e lideranças da região.

SENAR

|

7 de novembro 2024

Piscicultura conquista resultados expressivos com a Assistência Técnica e Gerencial A iniciativa é do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local.

FAESC

|

6 de novembro 2024

Nesta quinta e sexta-feira, dias 07 e 08: Faesc promove o 2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais O evento tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

SENAR

|

31 de outubro 2024

Curso aborda “Produção de Abelha Rainha” em São José do Cerrito A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de São José do Cerrito. 

FAESC

|

31 de outubro 2024

Sistema Faesc/Senar é parceiro do AgTech day Iniciativa, da Vertical AgTech da ACATE, abre a oportunidade para que pesquisadores vinculados a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empreendedores apresentem suas soluções para o segmento do agronegócio

SENAR

|

31 de outubro 2024

Senar/SC alinha atividades do projeto Aquicultura Brasil A iniciativa é do Senar em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e integra o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura (ProAqui).

FAESC

|

31 de outubro 2024

“Brasil se notabiliza pelas exportações de proteína animal”, diz especialista durante webinar da FAESC e Safras & Mercado O evento fez parte do cronograma mensal que contempla palestras gratuitas com informações de mercado que impactam os principais segmentos do agronegócio catarinense.

FAESC

|

30 de outubro 2024

Setor produtivo celebra decisão do STF sobre compensação ambiental A notícia foi recebida com alívio pelo setor produtivo que considera a decisão sobre compensação de reserva legal em propriedades rurais assertiva por trazer segurança jurídica aos produtores.

FAESC

|

30 de outubro 2024

Videoconferência apresenta levantamento e monitoramento dos preços municipais de terras A iniciativa contou com a parceria da EPAGRI/CEPA e reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais de todo o estado.

SENAR

|

29 de outubro 2024

Formada a primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio de Paulo Lopes A formação, da rede e-Tec Brasil, é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Florianópolis.

SENAR

|

25 de outubro 2024

Programa Saúde da Mulher reúne mais de 230 participantes em Meleiro Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Meleiro João Alexandre Saccon, a secretária municipal de saúde Cristiane F. Scarpari, a supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, entre outras lideranças.

SENAR

|

25 de outubro 2024

Projeto “Plantando para o Futuro” do Sistema FAESC/SENAR conquista reconhecimento dos estudantes catarinenses A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais, tem gerado impacto positivo nas instituições de ensino participantes.