Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim
FAESC
19 de Novembro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município. A cerimônia ocorreu no Auditório da Câmara de Vereadores e reuniu autoridades municipais, estaduais e representantes de entidades rurais.

Participaram do ato o coordenador do Programa Lar Legal Rural e vice-presidente de Secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, o Diretor da empresa Rag Server, Ricardo Paludo Calixto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim/Fetaesc Ledinho Curtarelli, o prefeito de Xaxim, Chico Folle, o prefeito de Lajeado Grande Anderson Bianchi, o presidente da Câmara de Vereadores, lideranças locais e regionais e o registrador de imóveis Evanio Berto.

“Um programa que leva cidadania ao campo”, destacou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo. “Estes produtores, por muitos anos, não conseguiam legalizar suas propriedades, o que os impedia de acessar políticas públicas e investir no seu próprio trabalho. O Programa Lar Legal Rural vem para mudar essa realidade, garantindo segurança jurídica, dignidade e novas oportunidades para quem vive da terra”, destacou.

O coordenador do programa e desembargador do TJSC, Dr. Selso de Oliveira, destacou o caráter social da ação e a satisfação em ver o projeto avançar no campo. “É realmente uma satisfação poder participar e ver que aquela ideia conjunta que tivemos de implantar o programa de regularização fundiária na área rural está acontecendo. Isso só foi possível graças à participação de pessoas entusiastas, que é, sem dúvida, o programa social mais bonito do nosso Tribunal”, enfatizou.

Em sua fala, o desembargador reforçou a importância do direito de propriedade para milhares de famílias rurais. “As pessoas precisam e merecem esse direito sagrado, garantido pela nossa Constituição. A cada entrega, estamos construindo cidadania e dando condições para que agricultores permaneçam produzindo no campo. Teremos ainda muitas outras oportunidades para levar esse direito fundamental a mais famílias”, salientou.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim e a Fetaesc, o presidente Ledinho Curtarelli celebrou a conquista e destacou o longo trabalho até chegar ao momento da entrega. “Para nós, é uma grande satisfação entregar essas 42 escrituras. Muitos desses agricultores nunca tiveram a oportunidade de registrar suas terras, seja porque as áreas eram menores de 20 mil metros e não podiam ser regularizadas, seja porque estavam em condomínio. Agora, com o Lar Legal Rural, eles podem dividir e registrar suas propriedades”, comemorou.

Curtarelli lembrou que o processo iniciou há dois anos, após o lançamento do programa em Xaxim, e que novos grupos já estão em andamento. “Esta é a primeira turma. Temos mais de 80 contratos assinados e esperamos em breve entregar novas escrituras. Com o documento em mãos, o agricultor poderá ter acesso a energia elétrica, financiamento e continuar produzindo com dignidade”, comentou.

Entre os contemplados, o agricultor Valmir Gasparim relatou a importância do título de propriedade para o futuro da família. “Para nós, que temos pequenas propriedades, isso é muito bom. Com a escritura, podemos trabalhar melhor, acessar crédito, energia elétrica e investir na produção. O sindicato e o Tribunal de Justiça fizeram um trabalho muito importante para que isso acontecesse”, informou.

“A entrega das 42 matrículas marca mais um capítulo no avanço da regularização fundiária rural em Santa Catarina, reforçando a parceria entre o TJSC, Faesc, Fetaesc, sindicatos rurais e prefeituras. O Programa Lar Legal Rural segue garantindo segurança jurídica, acesso a políticas públicas e valorização da agricultura familiar, fortalecendo o desenvolvimento sustentável no campo catarinense”, finalizou Pedrozo.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

19 de novembro 2025

Programa Lar Legal Rural garante regularização fundiária para 42 produtores de Xaxim Quarenta e duas famílias de produtores de Xaxim receberam na última sexta-feira (14), a tão esperada escritura de suas propriedades, em um ato promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que marca um avanço na regularização fundiária rural do município.

FAESC

|

17 de novembro 2025

Associação de Apicultores de Palmitos comemora conquista do Selo de Inspeção Municipal A Associação de Apicultores de Palmitos por intermédio da Cooloniale (Cooperativa Dos Pequenos Produtores e Agroindústrias do Município de Palmitos) celebram um marco importante para o fortalecimento da produção local: a conquista do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

FAESC

|

14 de novembro 2025

2º Simpósio de Logística: Carta Aberta O Movimento Pró-Ferrovias, iniciado em 2019 é integrado por oito entidades com um único interesse de transformar o fluxo logístico por meio do modal ferroviário. A iniciativa ganhou força, pois o gargalo é um desafio nacional do comércio, da indústria, da agricultura.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Programa voltado à saúde feminina atende mais de 250 mulheres em Macieira Promover a saúde e a qualidade de vida das mulheres do meio rural, com ações educativas, preventivas e de diagnóstico.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural são promovidos com sucesso em São Pedro de Alcântara O município de São Pedro de Alcântara foi cenário de uma importante ação voltada à promoção da saúde e qualidade de vida da população do campo. O evento integrou os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, iniciativas do Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato Rural local e a Prefeitura Municipal.

SENAR

|

5 de novembro 2025

Catarinenses destacam a importância da participação na etapa nacional do Programa CNA Jovem Os quatro jovens que representaram Santa Catarina na etapa nacional da 6ª edição do Programa CNA Jovem — iniciativa de desenvolvimento de lideranças para o agro — avaliaram de forma positiva a experiência.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Seminário de Líderes discute os desafios e os avanços do Sindicato Rural de Braço Do Norte O município de Braço do Norte sediou, no dia 24 de outubro, o Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Braço do Norte, reunindo cerca de 800 participantes entre produtores, dirigentes sindicais e representantes de instituições parceiras.

FAESC

|

4 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR leva mulheres do agro para o Delas Summit 2025 O Sistema Faesc/Senar marcou presença no Delas Summit 2025, realizado na última semana (dias 30 e 31 de outubro), no Centro Sul, em Florianópolis. O evento, promovido pelo Sebrae/SC, é considerado um dos maiores encontros de empreendedorismo feminino do Brasil e reuniu histórias inspiradoras, conexões e oportunidades para mulheres de diferentes setores.

SENAR

|

4 de novembro 2025

Sistema FAESC/SENAR promove mais de 460 treinamentos gratuitos neste mês O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de novembro mais de 460 capacitações gratuitas. A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais, visa disseminar conhecimentos, aperfeiçoar técnicas e fortalecer as atividades do campo.

FAESC

|

31 de outubro 2025

CNA debate investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul A CNA participou, na terça (28), de uma reunião com parlamentares integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir a investigação de dumping nas importações de leite em pó do Mercosul.

SENAR

|

30 de outubro 2025

Vargem Bonita reúne 150 mulheres do campo em ação voltada à saúde do público feminino O evento do Programa Saúde da Mulher Rural, realizado no dia 21 de outubro, em Vargem Bonita, reuniu 150 mulheres para um dia inteiramente voltado ao bem-estar, à prevenção e à valorização da mulher do campo. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Catanduvas em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Bonita, contou com o apoio de diversas instituições locais, que contribuíram para o sucesso das atividades.