Rodada de reuniões da Cadec/Tabaco aprova Regimento Interno e DIPC

Rodada de reuniões da Cadec/Tabaco aprova Regimento Interno e DIPC
FAESC
27 de Novembro de 2023
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração do Tabaco (Cadec) reuniu-se nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, na sede da Afubra em Santa Cruz do Sul/RS, com as empresas da indústria fumageira para discutir uma série de assuntos de interesse do setor. Entre as principais pautas estiveram a aprovação do Regimento Interno das integradoras e a validação do DIPC (Documento de informação pré-contratual) para a safra 2024-2025. O documento informa os parâmetros técnicos e econômicos e a estimativa de remuneração do produtor integrado.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, explica que as Cadecs atuam como fóruns compostos por representantes de produtores rurais e indústrias para garantir equidade e autonomia para os produtores que utilizam o modelo de integração, com base na Lei 13.288/2016. "Neste modelo, os produtores integrados e as indústrias integradoras discutem e acordam, por meio de contratos, a produção e a comercialização de matérias-primas."

Atualmente, existe somente uma Cadec nacional no segmento fumageiro para atender os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – maiores produtores de tabaco do Brasil. De acordo com o regimento interno, a Cadec Tabaco pode ser composta por três a sete representantes da integradora e por três a sete representantes dos integrados.

Os integrados são representados pelas seguintes entidades que já participavam do modelo de organização similar anterior à publicação da Lei da Integração: Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra); Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc); Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag); Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep) e Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep).

REUNIÕES

Os encontros contaram com a presença de 12 empresas fumageiras que atuam no sistema integrado. “A intenção foi aprovar o regimento interno da Cadec de cada empresa. O regimento foi aprovado no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) e serviu de modelo para todas as empresas. Agora, temos um regimento para cada empresa”, salienta Francisco Eraldo Konkol que é o representante da Faesc nos assuntos do tabaco, também é vice-presidente regional da Faesc no Planalto Norte, representante da CNA na Câmara Setorial do Tabaco no MAPA e presidente do Sindicato Rural de Irineópolis.

Com relação à aprovação do DIPC, o objetivo é que este documento contenha todas as informações necessárias, conforme consta no artigo 9º da Lei de Integração. “O documento foi aprovado com todas as empresas presentes”.

Elaborado pelas integradoras e validado pela Cadec, o DIPC contém informações sobre o sistema de produção integrada de tabaco da empresa. A integradora fornece as sementes, os insumos agrícolas, a assistência técnica e compra toda produção conforme estimativa acordada entre integradora e integrado. “O documento informa ao produtor a viabilidade econômica, os investimentos e todo o processo do sistema integrado. É importante fazermos o que determina a lei e estamos nos entendendo com as empresas nesse sentido”, destaca Konkol.

Outro assunto debatido foi a safra que está prejudicada nos três Estados do Sul em consequência das chuvas. “Há diferenças de época de plantio. Algumas regiões estão terminando de colher, outras ainda estão fazendo os tratos culturais, colocando adubação e outras estão desbrotando o tabaco. As empresas afirmam que há uma quebra, até esse momento, de aproximadamente 15%. E isso representa muito porque 15%, de aproximadamente 560 mil toneladas da última safra, contabiliza 75 mil toneladas”, finaliza o dirigente.

Leia também

FAESC

|

7 de maio 2025

Capacitação no campo: Senar/SC e Sindicato Rural de Chapecó levam conhecimento e oportunidades aos produtores rurais O mês de maio chegou com muitas oportunidades para os produtores rurais da região de Chapecó.

FAESC

|

5 de maio 2025

Divulgado 6º resultado parcial dos Leilões em SC O sexto resultado parcial dos leilões de terneiros em Santa Catarina, referente ao ano de 2025, foi divulgado na noite desta quinta-feira (1º).

FAESC

|

2 de maio 2025

Sistema FAESC/SENAR será parceiro da EXPO IOMERÊ 2025 Uma comitiva de Iomerê (SC) esteve na sede do Sistema Faesc/Senar, em Florianópolis, onde foi recebida pelo presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo. O objetivo foi alinhar e fortalecer a já consolidada parceria para a realização da Expo Iomerê 2025, um dos eventos mais representativos do setor de ovinos e caprinos em Santa Catarina.

FAESC

|

2 de maio 2025

FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses para que confiram as propostas apresentadas pelo Sistema CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) ao Plano Agrícola e Pecuário 2025/2026.

FAESC

|

2 de maio 2025

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte do Oeste destaca os expressivos resultados Os resultados de uma turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco em de Bovinocultura de Corte, da região Oeste, foram apesentados, neste mês, durante encontro na sede Delih Eventos e Gastronomia.

FAESC

|

29 de abril 2025

Sistema FAESC/SENAR capacita equipe técnica para o Programa Saúde no Campo A capacitação dos profissionais que integrarão o primeiro grupo catarinense do Programa Saúde no Campo ocorreu neste mês de abril, no município de Treze Tílias (SC).

FAESC

|

28 de abril 2025

Mulher rural: protagonista JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

23 de abril 2025

Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento técnico dos produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte e fomentar práticas eficientes de manejo de pastagens, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Jaguaruna promoveram, neste mês, um Dia de Campo com foco na implantação e manejo de pastagens perenes, especialmente do capim Tangola.