FAESC
16 de dezembro 2024
O planejamento do calendário de feiras, leilões e exposições de 2025 foi o foco de dois encontros virtuais realizados nesta semana pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os eventos reuniram dirigentes dos Sindicatos Rurais, representantes das empresas leiloeiras e das associações agropecuárias.
A primeira videoconferência contou com a participação de representantes das regiões Planalto Serrano, Sul, Planalto Norte e Vale do Itajaí. A segunda reuniu os Sindicatos e demais participantes das regiões extremo-oeste, oeste e meio-oeste. Coordenados pelo vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza, os encontros contaram com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e do vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri.
De acordo com o presidente Pedrozo, o calendário é uma ferramenta estratégica para promover a excelência da produção agropecuária catarinense. Ele destacou a relevância do estado como um dos principais produtores de alimentos do país, com diferenciais em sanidade animal, produtividade e defesa agropecuária. Além disso, valorizou o importante papel da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para a melhoria da produtividade, gestão e renda dos produtores do Estado.
Pagani também ressaltou a relevância do trabalho da ATeG para a pecuária catarinense e frisou que o estado já é referência na qualidade de produção de carne bovina. “Dados da CIDASC mostram que a maioria dos animais abatidos pela indústria frigorífica são novilhos precoces e superprecoces. Isso é sinal do melhoramento genético e da qualidade dos animais que produzimos em Santa Catarina”, afirmou.
Ele também ressaltou que contar com animais de excelência amplia as oportunidades de negócios nas feiras. “Esse é o nosso objetivo, ou seja, fazer com que o produtor rural tenha mais lucratividade para obter melhores resultados econômicos”.
O vice-presidente de finanças da Faesc comentou, ainda, sobre o bom momento na pecuária e falou sobre os resultados das feiras. “As feiras representam uma grande oportunidade para o produtor mostrar a qualidade de sua produção e agregar valor na comercialização”.