Sistema Faesc/Senar discute programação do calendário de eventos agropecuários para 2025

Sistema Faesc/Senar discute programação do calendário de eventos agropecuários para 2025
FAESC
04 de Dezembro de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O planejamento do calendário de feiras, leilões e exposições de 2025 foi o foco de dois encontros virtuais realizados nesta semana pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os eventos reuniram dirigentes dos Sindicatos Rurais, representantes das empresas leiloeiras e das associações agropecuárias.

A primeira videoconferência contou com a participação de representantes das regiões Planalto Serrano, Sul, Planalto Norte e Vale do Itajaí. A segunda reuniu os Sindicatos e demais participantes das regiões extremo-oeste, oeste e meio-oeste. Coordenados pelo vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza, os encontros contaram com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e do vice-presidente de secretaria da Faesc, Enori Barbieri.

De acordo com o presidente Pedrozo, o calendário é uma ferramenta estratégica para promover a excelência da produção agropecuária catarinense. Ele destacou a relevância do estado como um dos principais produtores de alimentos do país, com diferenciais em sanidade animal, produtividade e defesa agropecuária. Além disso, valorizou o importante papel da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para a melhoria da produtividade, gestão e renda dos produtores do Estado.

Pagani também ressaltou a relevância do trabalho da ATeG para a pecuária catarinense e frisou que o estado já é referência na qualidade de produção de carne bovina. “Dados da CIDASC mostram que a maioria dos animais abatidos pela indústria frigorífica são novilhos precoces e superprecoces. Isso é sinal do melhoramento genético e da qualidade dos animais que produzimos em Santa Catarina”, afirmou.

Ele também ressaltou que contar com animais de excelência amplia as oportunidades de negócios nas feiras. “Esse é o nosso objetivo, ou seja, fazer com que o produtor rural tenha mais lucratividade para obter melhores resultados econômicos”.

O vice-presidente de finanças da Faesc comentou, ainda, sobre o bom momento na pecuária e falou sobre os resultados das feiras. “As feiras representam uma grande oportunidade para o produtor mostrar a qualidade de sua produção e agregar valor na comercialização”.

Leia também

FAESC

|

16 de janeiro 2025

Atenção SC: inscrições para a 6ª edição do Programa CNA Jovem vão até este domingo As inscrições encerram neste domingo, dia 19 de janeiro de 2025, e podem ser feitas pelo portal do CNA Jovem: https://cnajovem.org.br/.

SENAR

|

16 de janeiro 2025

Inscrições para cursos técnicos do Senar/SC encerram nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro Produtores rurais, seus familiares e colaboradores têm prioridade na seleção. As vagas são limitadas.

SENAR

|

15 de janeiro 2025

Turma do Curso Técnico em Florestas conhece produção florestal A primeira turma do curso Técnico em Florestas da rede e-Tec Brasil, em Santa Cecília/SC, Polo do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), visitou, recentemente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas que envolvem desde as técnicas de cultivo até a comercialização das mudas.

FAESC

|

30 de dezembro 2024

Agronegócio catarinense celebra revogação da Resolução que impedia financiamentos em áreas embargadas A mudança foi recebida como uma importante conquista para o setor produtivo.

FAESC

|

23 de dezembro 2024

Porto União é o 2º município catarinense a formalizar entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc).

FAESC

|

19 de dezembro 2024

Sistema Faesc/Senar consolida parceria com a UDESC O Sistema Faesc/Senar mantém parceria com a UDESC e, em 2024, várias iniciativas foram realizadas em conjunto. Uma delas envolveu atividades acadêmicas com os alunos do 5º termo do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Preço do tabaco: primeira rodada de negociação fecha sem acordo A comissão representativa dos produtores se reuniu hoje, dia 18 de dezembro, com a JTI, para analisar a proposta de preço de tabaco para safra 2024/2025. Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Parceria Faesc e Safras & Mercado: última webinar do ano orienta produtores sobre o cenário global do mercado de milho e soja “Cenário global de oferta e demanda e as perspectivas de mercado para milho e soja" foi o foco da webinar promovida na terça-feira (17) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com a Safras & Mercado.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Novo desafio para o campo José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Seminário de Líderes Rurais de Bom Retiro marca encerramento das atividades do ano O Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Bom Retiro reuniu, na última semana, produtores, técnicos, representantes e lideranças do setor agropecuário. O evento, que visou fomentar o debate sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio, foi conduzido pelo presidente da entidade sindical, Milton Graciano Peron.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu na última sexta-feira (13). O evento, realizado com o apoio do Sistema Faesc/Senar, reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor produtivo.

FAESC

|

18 de dezembro 2024

FAESC avalia positivamente o Programa Safra Garantida SC do Governo do Estado A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi representada pelo vice-presidente de secretaria Enori Barbieri no lançamento do Programa Safra Garantida SC – Garantindo a renda do agricultor Catarinense, nesta terça-feira (17), em Xanxerê. A iniciativa é do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR).