- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
16 de dezembro 2024
O Sistema Faesc/Senar esteve entre os promotores do Seminário “Maricultura em rede” realizado no último sábado (07), no Espaço Cidade Unesco, no Centro Sul em Florianópolis. A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar fez parte da programação do painel sobre Inovações e Expansão de mercado: cases de sucesso que destacam novas oportunidades, beneficiamento e certificação de produtos. Estiveram presentes no evento a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e sua equipe juntamente com técnicos da maricultura. “A presença da ATeG neste evento tão importante para a maricultura gera oportunidades e demonstra os resultados significativos que conquistamos, além de oportunizar troca de experiências e novas parcerias”, destacou Paula.
Com o tema A Assistência Técnica e a Gestão como ferramenta para o desenvolvimento da maricultura, o técnico de maricultura do Senar/SC Gustavo Ruschel Lopes falou sobre os resultados do serviço e apresentou, juntamente com o produtor Devaldi José Lopes, o caso de sucesso da Fazenda Marinha Portal das Ostras.
Devaldi, que estava acompanhado pelo filho Saulo, é maricultor no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Quando iniciou na ATeG, em 2020, sua atividade ainda não possuía a parte de inspeção da indústria, ou seja, o foco era somente produção de ostras. Na época que iniciou com o acompanhamento do Senar/SC, ele trabalhava com aproximadamente 6 milhões de sementes de ostra.
Com o acompanhamento do Senar/SC, Devaldi passou por um importante processo de evolução. Ele implementou, primeiramente, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e, posteriormente, obteve a certificação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Essa conquista ampliou significativamente seu mercado, permitindo a comercialização em todos os estados do Brasil.
Desde então, o maricultor tem aumentado significativamente sua produção. Em 2024, alcançou a marca de aproximadamente 13 milhões de sementes cultivadas. Além disso, instalou uma estrutura de depuração com capacidade de mil dúzias por ciclo a cada 36 horas. De olho no futuro, Devaldi já está iniciando projetos para quadruplicar essa capacidade, com a inclusão de três novos tanques de depuração.
Paralelamente, o produtor está expandindo a capacidade produtiva de sua fazenda e planeja diversificar sua linha de produtos, todos baseados em ostras. “A gestão eficiente, a organização de gastos, o controle de estoque e o uso de tecnologia têm fundamentais para o desenvolvimento dos negócios. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados por meio desse atendimento”, frisou o produtor.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a presença da ATeG Maricultura na Fenaostra é fundamental em razão de sua relevância para a inovação e o desenvolvimento da cadeia produtiva. Santa Catarina é o maior produtor de ostras do Brasil e nós seguimos investindo no apoio aos maricultores que, a exemplo do Devaldi, têm conquistado resultados expressivos em suas fazendas marinhas”.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
Site: https://bit.ly/faescsenar
Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/