ACESSAR O MENU

Estadual da Formação Profissional Rural e Promoção Social reúne técnicos do Senar/SC

Estadual da Formação Profissional Rural e Promoção Social reúne técnicos do Senar/SC
SENAR
09 de Abril de 2024
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR


Depois do sucesso do 2º Encontro Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), na última quinta-feira (04) em São José na grande Florianópolis, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) promoveu o 9º Encontro Estadual da Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), na sexta-feira (05). A iniciativa representou uma oportunidade para atualização, troca de experiências, conhecimentos e alinhamento das ações para que os profissionais desenvolvam um trabalho inovador e de excelência no campo.

O evento contou com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, do diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carrara, da diretora adjunta de educação do Senar Nacional, Ana Angela Sousa, do diretor executivo da Faesc, Clemerson Pedrozo, do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, e da técnica de formação profissional do órgão, Gisele Kraieski Knabben.

Pedrozo destacou a expressão do encontro e ressaltou a importância do trabalho dos técnicos para que levem informações e orientações para a melhoria das cadeias produtivas do agronegócio catarinense. “O resultado das atividades desenvolvidas em todo o estado tem sido espetacular! Me sinto plenamente realizado ao cumprirmos os objetivos de reunir esses profissionais que têm o contato direto com os nossos Sindicatos Rurais e com as famílias do campo. Foi um evento produtivo que cumpriu muito bem o propósito de disseminar conhecimentos sobre os desafios e as oportunidades no contexto do agronegócio catarinense”.

Daniel Carrara realçou que anualmente a regional de Santa Catarina promove, tanto o Encontro da Assistência Técnica e Gerencial quanto o da Formação Profissional Rural e Promoção Social. “Neste ano tratamos das questões de inovação, pois há necessidade de mantermos nossos quadros técnicos atualizados seja tecnologicamente, seja metodologicamente. O mundo está em constante mudança, o agro evoluiu muito nos últimos 10 anos e o Senar só continuará relevante para o campo se esse quadro de técnicos, que representa a nossa força de trabalho, estiver no espírito da mudança. Acompanhamos palestras de tecnologia, de gestão, de motivação, entre outras, mas a palavra de ordem é inovação”, destacou o diretor-geral do Senar ao mencionar que hoje são quase 15 mil técnicos no país e quase 500 em Santa Catarina.

A INOVAÇÃO ESTÁ NO SENAR

Ana Angela Sousa abordou o tema “A inovação está no Senar” e falou sobre os desafios para manter as equipes preparadas para atenderem o produtor com inovação e eficiência. Ela enfatizou que, para atingir esse objetivo, o primeiro passo é o foco no produtor, ou seja, entender o que ele precisa e como utilizará as tecnologias. “Essa é uma etapa importante que vem antes da capacitação dos instrutores e é preciso entender como chegará ao produtor. Seja na palma da mão, na tela do computador, pelo WhatsApp ou pelo celular, a solução precisa ser rápida, intuitiva, de fácil compreensão e de fácil acesso”.

A diretora adjunta do Senar Nacional realçou, ainda, que depois disso tudo pronto é necessário pensar como comunicar, tanto ao instrutor quanto ao produtor. “Temos caminhado nesse processo e sempre iniciamos com um passo a passo para entender o desenvolvimento da solução e como passar aos instrutores que levarão até a ponta aos nossos produtores rurais”.

AÇÕES DO SENAR/SC

Outro momento importante do evento foi a explanação de Gilmar Zanluchi e de Gisele Kraieski Knabben que abordaram as ações de FPR e PS em Santa Catarina. De acordo com eles, somente no ano passado, foram concretizadas 6.380 turmas com 139.846 participantes em 292 municípios catarinenses nas mais variadas ações do Senar/SC.

Além da FPR e PS também foram detalhadas as ações do Portal EAD do Senar/SC, os Programas voltados à saúde do homem e da mulher rural, o Plantando para o Futuro - Horta Escolar, o Mulheres em Campo, entre outros.

O evento contou, ainda, com a palestra “O mundo mudou... Bem na minha vez!”, ministrada por Dado Schneider e, em seguida, encerramento com homenagens aos prestadores de serviços com 30, 20, 15 e 10 anos de atividades.

SUGESTÃO DE TEXTO E VÍDEO PARA REDES SOCIAIS:

https://we.tl/t-KClvSWZcFE

O 9º Encontro Estadual da Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar/SC foi muito bem avaliado pelos participantes.

O evento, realizado na última sexta-feira (05), no Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José, na Grande Florianópolis, trouxe atualizações sobre as novas inovações e tecnologias que podem ser levadas pelas equipes técnicas aos produtores rurais.

Encerramos o encontro com a certeza de que fortaleceremos ainda mais a atuação das ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social junto aos produtores. As expectativas são as melhores para o ano que vem!

Leia também

FAESC

|

24 de abril 2024

Faesc aprova medidas do Governo de Santa Catarina em apoio aos produtores de leite O decreto, os financiamentos aos produtores e os incentivos fiscais para a indústria leiteira visam beneficiar direta ou indiretamente os 22,2 mil produtores catarinenses e garantem R$ 300 milhões em apoio ao setor nos próximos três anos.

SENAR

|

23 de abril 2024

Alunos do Polo do Senar/SC Joaçaba conhecem inovações durante visitas técnicas em duas propriedades catarinenses A formação, da Rede e-Tec Brasil, é ministrada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.

FAESC

|

23 de abril 2024

CNA e federações conhecem a excelência no processo produtivo de ostras em Fazenda Marinha de SC A Comitiva, formada por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de outras federações do país, pôde conhecer todo o processo produtivo dessa cultura que representa uma importante fonte de renda ao estado.

FAESC

|

22 de abril 2024

SC sedia 2ª Reunião do Conselho Jurídico e da Comissão de Relações do Trabalho e Previdência Social da CNA O evento ocorreu na última quinta-feira (18), em Florianópolis, e teve por objetivo discutir assuntos de interesse do setor produtivo.

FAESC

|

19 de abril 2024

Produtores rurais comemoram resultados da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faesc/Senar Mais de 8.700 propriedades rurais foram atendidas pelo programa em 2023 no estado

FAESC

|

19 de abril 2024

Entidades querem restringir a importação de leite Mobilização contra o aumento do volume de importação de leite subsidiado, principalmente da Argentina, está sendo estimulada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

FAESC

|

18 de abril 2024

Videoconferência do Sistema Faesc/Senar elenca contribuições para a Resolução de circulação de tratores e máquinas agrícolas O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais, produtores rurais, técnicos e especialistas do agronegócio.

SENAR

|

18 de abril 2024

Formada 7ª turma do Curso Técnico em Agronegócio do Polo do Senar/SC de São Joaquim A iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma 2022/01 na ocorreu na última sexta-feira (12), na sede da entidade sindical.

FAESC

|

12 de abril 2024

Senar/SC forma turma do Curso Técnico em Agronegócio no Polo de São Joaquim A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município.

FAESC

|

12 de abril 2024

Uma vitória da sociedade Por: José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

FAESC

|

11 de abril 2024

Sistema Faesc/Senar conscientiza e capacita Sindicatos Rurais sobre Lei Geral de Proteção de Dados O evento reuniu dirigentes e equipes dos Sindicatos Rurais de todo o estado.

SENAR

|

10 de abril 2024

Formada 3ª turma do Curso Técnico em Agronegócio no polo do Senar/SC de Araranguá A formação conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma que iniciou no primeiro semestre de 2022 ocorreu no último sábado (06), no Namastê Produções e Eventos.