- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
23 de abril 2025
FAESC
23 de abril 2025
A Fazenda Ramada, na Localidade de Aroeira, em Painel, na serra catarinense, foi cenário de Oficina Técnica que reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte (grupo de Lages). O evento foi promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Lages.
As atividades foram conduzidas pelos técnicos de campo da ATeG, Diogo Tadeu Ramos Hoffmann e Henrique Koerich Ramos. O supervisor técnico da ATeG, Célio Castello de Souza, e a supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, acompanharam a programação.
Célio explicou que as atividades tiveram como foco o manejo e a introdução das pastagens de inverno. Segundo ele, o produtor explanou sobre a propriedade, destacando os desafios, os investimentos e as conquistas desde o início até o momento. “Trabalhamos as pastagens perenes de inverno que são muito adaptadas à região, mas também abordamos as pastagens de verão que, até então, eram novidades nessa região. Também debatemos as estruturas de rebanho, ajustes de carga, entre outros assuntos”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou que o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte tem impulsionado o desenvolvimento sustentável e a competitividade da pecuária catarinense. “Com orientação técnica e gerencial qualificada, o programa contribui para a eficiência, a lucratividade e a sustentabilidade dos negócios do campo”.
ATEG
A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.
Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.