- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
SENAR
24 de novembro 2025
FAESC
24 de novembro 2025
Promover o cuidado com a saúde da população masculina do campo foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado neste mês em Macieira, no Meio Oeste catarinense. A iniciativa foi realizada pelo Sistema Faesc/Senar, pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador e pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria da Agricultura.
O objetivo da ação foi orientar sobre a manutenção da saúde, incentivar o autocuidado, conscientizar sobre hábitos saudáveis e contribuir para o diagnóstico precoce de diversas doenças, com destaque para a prevenção do câncer de próstata.
Entre as lideranças presentes estiveram o presidente do Sindicato Edson Bertotto, a prefeita Simone Zanella, o supervisor regional do Senar/SC Jeam Carlos Palavro, a supervisora do Programa Saúde no Campo Michele Diesel, entre outros.

A programação contemplou palestras sobre saúde do homem com os médicos Dr. Domingos Savio Uliano Bertoldi e Bernardo Schneider Frâncio, além de palestra sobre Prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (IST'S), com a supervisora Michele Diesel e atividade física.
O presidente do Sindicato Rural destacou que a iniciativa representou uma oportunidade importante para sensibilizar o público masculino sobre a necessidade do autocuidado e do bem-estar físico e mental dos homens.
Jeam Palavro reforçou a importância da informação e do cuidado contínuo para garantir uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores do campo. Ele lembrou que o Programa Saúde do Homem Rural tem como foco a promoção, proteção e prevenção da saúde integral, abordando temas como saúde mental, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o programa tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais em todo o estado. “Trata-se de uma ação que reforça o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina muitas vezes deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou da falta de acesso a serviços de saúde próximos. Os relatos do público atendido mostram o quanto esse investimento tem apresentado resultados positivos”, destacou Pedrozo.