- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
19 de novembro 2025
FAESC
19 de novembro 2025
FAESC
19 de novembro 2025
Incentivar o cuidado à saúde e qualidade de vida do público masculino foi o foco da ação do Programa Saúde do Homem Rural, realizado em Passo de Torres no dia 12 de novembro. A iniciativa, do Sistema Faesc/Senar, do Sindicato Rural de Araranguá e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, reuniu inúmeros participantes e ofereceu uma ampla estrutura de atendimento, além de palestras e ações de conscientização voltadas ao bem-estar masculino.
O programa tem por objetivo oportunizar espaços de informação e prevenção do câncer de próstata e cuidar da saúde do homem, reforçando a importância da qualidade de vida. Durante a abertura do evento, estiveram presentes autoridades que reforçaram a relevância da ação. Participaram o vice-prefeito de Passo de Torres, Mateus Porto; a secretária municipal de saúde, Joice Vitorino Peres; a secretária municipal de assistência social e habitação, Elizandra Martins; a supervisora do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa; e a representante do Sindicato Rural de Araranguá, Terezinha Bortolato.
Ao longo do dia, foram realizados 280 exames, testes rápidos e procedimentos de rotina que auxiliam na detecção precoce de doenças. Além disso, o público teve acesso a consultas médicas e duas palestras educativas, conduzidas por profissionais da saúde, que abordaram a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos para garantir qualidade de vida.
“A informação é uma das ferramentas mais importantes para a adoção de hábitos saudáveis e para a conscientização sobre a busca por atendimentos médicos de rotina. A ação foi muito bem-aceita pelo público e o impacto dos eventos do Programa Saúde do Homem Rural vem sendo extremamente positivos a cada ano que passa”, destacou a supervisora regional o Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, que falou em nome do Sistema Faesc/Senar/Sindicato.
As palestras foram conduzidas pelos urologistas Dr. Rafael de Conti e Dr. André Rodrigues da Silva. De acordo com os organizadores, um dos momentos que mais chamou a atenção foi o momento dedicado a depoimentos de homens que venceram o câncer. Os relatos reforçaram a importância da realização de consultas e exames de rotina, visando prevenção e diagnóstico precoce, o que é fundamental para aumentar as chances de cura.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o programa tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais do estado. “Trata-se de uma ação que reforça o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina, muitas vezes, deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou pela falta de acesso aos serviços de saúde em locais próximos. Os relatos do público atendido nos mostram o quanto o investimento esse investimento tem apresentado resultados positivos”.