Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores
FAESC
27 de Outubro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema FAESC/SENAR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

O Decreto nº 12.689, de 2025, editado pelo Governo Federal, altera o Decreto nº 4.449, de 2002, ampliando em quatro anos (até outubro de 2029) o prazo limite para a exigência de certificação de georreferenciamento dos imóveis rurais objeto de transferência.

A medida foi proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em razão das dificuldades enfrentadas pelos proprietários rurais. O modelo anterior de escalonamento da exigência resultava em um número excessivo de imóveis em situação de irregularidade cadastral e registral.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca a importância da ampliação do prazo ao mencionar que oferece aos produtores tempo adequado para planejar o georreferenciamento. “A medida representa um alívio ao setor produtivo, que enfrentava desafios para concluir o georreferenciamento de suas propriedades e regularizar os registros imobiliários junto aos órgãos competentes. ”

Pedrozo reforça que o prazo estendido é fundamental para que os produtores possam finalizar o processo e, assim, conhecer com exatidão a localização e a área de suas propriedades, garantindo segurança jurídica. “Em caso de dúvidas, os produtores podem procurar os Sindicatos Rurais de sua região”, enfatiza.

Com a decisão, o georreferenciamento nas hipóteses de desmembramento, parcelamento, remembramento ou qualquer situação de transferência de imóveis agora será exigido a partir de 21 de novembro de 2029. Ao unificar o prazo, os proprietários de imóveis rurais de quaisquer dimensões terão mais prazo para planejar e efetivar a medida.

GEORREFERENCIAMENTO

O georreferenciamento é o processo técnico de mapeamento que define a localização, os limites e a dimensão de um imóvel rural por meio de coordenadas geográficas. Para isso, são utilizadas técnicas de levantamento topográfico, como GPS de alta precisão, drones e imagens de satélite.

A exigência legal do procedimento garante a exatidão dos limites de cada propriedade e evita sobreposições com outros terrenos. O procedimento é essencial para transações como venda e doação, acesso a crédito rural e regularização junto aos cartórios de registro de imóveis.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Leia também

FAESC

|

27 de outubro 2025

Prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais traz alívio aos produtores A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) avalia de forma positiva a prorrogação do prazo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

SENAR

|

24 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural é promovida com sucesso em Capinzal A ação do Programa “Saúde da Mulher Rural”, realizado recentemente, no município de Capinzal, no Meio Oeste, reuniu aproximadamente 140 mulheres do meio rural.

SENAR

|

23 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural atende cerca de 250 pessoas em Lebon Régis O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Ação do Programa Saúde da Mulher Rural conscientiza sobre cuidado e prevenção em Maracajá Mais uma edição do Programa Saúde da Mulher Rural foi promovida com êxito no Sul de Santa Catarina.

SENAR

|

21 de outubro 2025

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

SENAR

|

21 de outubro 2025

Evento em Seara destaca resultados do Programa ATeG/Senar na pecuária de corte O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Seara promoveram, no dia 14 de outubro, no CTG Seara e Pampa, o evento de “Avaliação de Resultados ATeG/Senar”.

FAESC

|

21 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR reconhece o potencial do agronegócio, durante o Fórum SC e o Agro 5.0 O Sistema Faesc/Senar foi parceiro do Fórum SC e o Agro 5.0, promovido pelo Canal Rural na última semana, em São Francisco do Sul.

SENAR

|

20 de outubro 2025

Sistema FAESC/SENAR destaca avanços significativos na Educação a Distância O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), apresentou uma análise da atuação da Educação a Distância (EaD) no estado e anunciou novas oportunidades para o portal eadsc.senar.com.br.

FAESC

|

20 de outubro 2025

CNA e Sistema FAESC/SENAR promovem palestra sobre Reforma Tributária no Agro A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoverão nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, das 13h30 às 17h, a palestra “Reforma Tributária no Agro”, transmitida por videoconferência.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Major Vieira atende cerca de 200 pessoas em ação do Programa Saúde do Homem Rural Mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural foi realizada com êxito em Santa Catarina.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher Rural reúne cerca de 450 participantes em São Martinho Aproximadamente 450 mulheres participaram da ação do Programa Saúde da Mulher Rural, na última semana (11/10), em São Martinho. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, a Prefeitura Municipal e a Cooperzem.

SENAR

|

17 de outubro 2025

Programa Saúde da Mulher é promovido com sucesso em Jacinto Machado O município de Jacinto Machado sediou, neste mês (10/10), uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural.