ACESSAR O MENU

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC

SENAR Nacional conhece os expressivos resultados do Programa Saúde no Campo em SC
SENAR
21 de Outubro de 2025
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar

O Programa Saúde no Campo, implementado neste ano no Meio Oeste catarinense, já apresenta resultados expressivos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Nacional) e executada em Santa Catarina pelo Senar/SC, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

Neste mês de outubro, a assessora técnica do Senar Nacional, Leilane Lopes Ribeiro Oliveira, responsável pelo programa em todo o País, esteve na região para acompanhar de perto as ações. Ela visitou produtores atendidos e Sindicatos Rurais, acompanhada pela equipe técnica do programa em Santa Catarina e pelo supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro.


A programação incluiu visitas aos Sindicatos Rurais de Água Doce, Joaçaba, Campos Novos e Catanduvas, além de visitas domiciliares a famílias rurais atendidas em Campos Novos, Lacerdópolis, Água Doce e Iomerê.

Leilane lembrou que, antes de chegar a Santa Catarina, o projeto-piloto foi executado com êxito nos estados da Bahia, Tocantins e Mato Grosso, consolidando-se como uma proposta viável e transformadora para a realidade rural brasileira.

EXPANSÃO ESTADUAL

O Saúde no Campo tem como objetivo oferecer atenção à saúde aos produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou que, diante do êxito do projeto-piloto desenvolvido no Meio Oeste, o programa será expandido para todo o território catarinense a partir de 2026.

Segundo ele, a iniciativa inovadora tem potencial para impactar positivamente o bem-estar e a qualidade de vida das famílias rurais. “Assim como a ATeG transformou as propriedades rurais, acreditamos que o Saúde no Campo também trará benefícios significativos às famílias de todo o estado, levando informação, prevenção e cuidado diretamente ao meio rural”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, também comemorou a expansão da iniciativa. “O sucesso da ação no Meio Oeste demonstra que temos condições de atender todo o Estado, oferecendo cuidado em saúde e contribuindo para a qualidade de vida do público do campo.”

A técnica do Senar/SC e coordenadora do Programa, Gisele Kraieski Knabben, destacou o sucesso da ação, ressaltando que os relatos dos profissionais e produtores são gratificantes. “Atingimos nossos objetivos de educação em saúde, promovendo atividades individuais e coletivas essenciais para a mudança de atitude.”

TRANSFORMAÇÕES NAS FAMÍLIAS RURAIS

Marli Terezinha de Matos, da Comunidade São Simão, trabalha com gado de leite, silagem e pastagens. Ela relatou a satisfação com a iniciativa. “Antes do Programa Saúde no Campo, precisava ir à cidade de madrugada e, muitas vezes, não conseguia atendimento no mesmo dia. Com a chegada do programa, passamos a receber visitas mensais e logo percebemos melhorias. Passamos a beber mais água, consumir frutas e verduras diariamente e envolver toda a família — inclusive as netas — nos cuidados com a saúde.”

A técnica em saúde Roberta Aparecida da Silva acompanha a família de Marli desde o início do programa. “Foram cinco visitas com ótimos resultados. Considero a família um exemplo para outras, pois adotou bem as orientações de saúde.”

Outro caso de destaque é o da produtora Solide da Caz (Lacerdópolis), acompanhada pelo técnico em Saúde do Campo do Sindicato Rural de Joaçaba, João Luis Wiest. Na sexta visita, ele ressaltou a boa participação da família, especialmente da filha Cláudia, que segue metas mensais de alimentação e exercícios. Em cinco meses, Cláudia reduziu 9 kg, resultado direto das orientações e do acompanhamento constante. “O caso demonstra que o programa transforma rotinas e promove saúde no meio rural”, afirmou João.

Cláudia confirmou as mudanças significativas ao ressaltar que passou a incluir legumes na alimentação e a praticar exercícios regularmente. Os resultados de perda de peso e melhora geral da saúde reforçam a importância do acompanhamento técnico.

A supervisora em saúde no Meio Oeste, Michelle Diesel, destacou que o Saúde no Campo vem cumprindo muito bem seu papel de aproximar os serviços de saúde dos produtores rurais, promovendo prevenção, diagnóstico e educação em saúde, e melhorando a qualidade de vida das famílias. “Produtor saudável produz mais e vive melhor.”

A técnica em saúde Keisi Keroline Pires de Lima Brand, de Catanduvas, explicou que cada técnico acompanha cerca de 30 famílias, com visitas mensais. O foco é a promoção da saúde e da qualidade de vida, já que muitos produtores priorizam o trabalho e esquecem de si mesmos. Ela ressaltou a satisfação com os resultados e o compromisso com melhorias contínuas.

A técnica em saúde Josiane Alline Petrikoski Foresti que atua em Vargem Bonita, acompanha a família de Paulo e Flávia Anzolin, produtores de leite. Durante as visitas, realiza aferição de sinais vitais e orientações de saúde. A família elogiou o atendimento, destacou a importância do acompanhamento oferecido e ressalta o uso da telessaúde, que facilita ainda mais o acesso aos serviços.

O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro, afirmou que foi uma satisfação apresentar os resultados à responsável nacional pelo programa e destacou o pioneirismo da região na implementação do Programa Saúde no Campo. “Estamos satisfeitos com os impactos positivos”.

Leilane Oliveira avaliou positivamente os resultados em SC e destacou a importância das visitas domiciliares do Programa Saúde no Campo, que têm como objetivo levar informações, promover educação em saúde e orientar sobre a prevenção de doenças. “A iniciativa aproxima produtores e trabalhadores rurais dos serviços oferecidos pelos municípios, fortalecendo a integração com a rede de atenção à saúde local”.

Leia também

FAESC

|

8 de junho 2026

PM e produtor rural em defesa do meio ambiente A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina desempenha um papel fundamental na proteção dos recursos naturais, na preservação da ordem pública e na promoção da segurança das comunidades urbanas e rurais. Trata-se de uma instituição que reúne preparo técnico, compromisso com a legislação e profundo senso de responsabilidade com as atuais e futuras gerações.

FAESC

|

5 de junho 2026

Entenda os impactos da suspensão de medidas antidumping sobre leite importado Presidente da FAESC alerta para os impactos da suspensão de medidas antidumping sobre o leite em pó importado

FAESC

|

2 de junho 2026

Reconhecimento de Indicação Geográfica à Frescal de São Joaquim destaca a força produtiva de SC “Mais uma importante conquista para a valorização da qualidade, da tradição e da identidade dos produtos agropecuários catarinenses”.

SENAR

|

2 de junho 2026

Sistema FAESC/SENAR participa de evento que celebra primeiro ano do Saúde no Campo em Brasília Encontro destacou resultados alcançados em Santa Catarina e no Brasil