- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
11 de dezembro 2024
FAESC
11 de dezembro 2024
SENAR
10 de dezembro 2024
A busca por conhecimento e aperfeiçoamento profissional em áreas tradicionalmente ocupadas por homens vem crescendo cada vez mais no setor agropecuário. Essa constatação ficou evidente na avaliação do segundo treinamento “Tratores e implementos agrícolas especial para mulheres”, promovido em novembro em Braço do Norte, no sul do estado.
A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte.
Entre as participantes estava Ana Olivia Assing, de 19 anos, que trabalha na propriedade da família na Estrada Geral Morro Azul. Ela saiu do curso entusiasmada e pronta para colocar os novos conhecimentos em prática. “Aprender mais sobre os implementos agrícolas e como utilizá-los vai facilitar muito o trabalho no campo”, afirmou a jovem, que atua com pecuária leiteira com sua família.
Maria Bloemer, 53 anos, também expressou satisfação ao concluir o treinamento. “Graças à iniciativa do Sistema Faesc/Senar e à parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte, dez mulheres tiveram o privilégio de participar de um curso que ajudará muito em suas propriedades. O instrutor foi extremamente competente e esclareceu todas as nossas dúvidas com muita atenção”.
Maria ressaltou, ainda, a importância da capacitação para a profissionalização no campo. “Esses cursos são fundamentais para otimizar o uso do tempo e dos maquinários, garantindo mais eficiência e produtividade. Para mim, foi muito promissor, e acredito que para minhas colegas também. Agradeço ao Sistema Faesc/Senar e ao Sindicato Rural de Braço do Norte pela oportunidade. Também agradeço ao instrutor por compartilhar seu conhecimento e experiência, destacou.
O instrutor Sérgio Israel Júnior destacou que a experiência de capacitar mulheres para a atividades de mecanização agrícola é única e inovadora. “Temos poucas mulheres operando tratores no setor agrícola ainda e vejo que há muito espaço para elas operarem máquinas ou ajudarem nas tomadas de decisões frente à propriedade rural. Mas para isso a capacitação em máquinas agrícolas é fundamental”.
Ele destacou, ainda, que o grupo de mulheres participantes mostrou muito interesse e determinação em aprender mais sobre o assunto e levar este conhecimento e habilidade desenvolvida na capacitação do Senar/SC para dentro de suas propriedades.
O presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, está satisfeito com as avaliações positivas das participantes. “É possível perceber que o curso cumpriu muito bem seu propósito de levar conhecimentos teóricos e práticos para a operação eficiente de tratores e máquinas agrícolas”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou que a capacitação do público feminino no meio rural é essencial para o fortalecimento do setor e para a igualdade de oportunidades no meio rural. “Ao desenvolver habilidades para a operação de máquinas agrícolas, por exemplo, as mulheres podem executar suas atividades com mais segurança e eficiência”, afirmou.
Para a assessora jurídica sindical da Faesc e representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, Andreia Barbieri Zanluchi, o conhecimento tem levado o público feminino a abraçar oportunidades. “O Sistema Faesc/Senar reconhece e valoriza o papel da mulher no desenvolvimento dos negócios do meio rural. A cada dia atingimos os objetivos de auxiliar no desenvolvimento de competências seja nas atividades operacionais, seja na gestão e no empreendedorismo”.
CONTEÚDOS DO CURSO
Os conteúdos do curso contemplaram: Segurança na operação de tratores agrícolas; Operação e manutenção de tratores agrícolas; NR 31; Lastragem e bitolas de tratores; Pneus agrícolas; Desempenho e otimização dos conjuntos trator e implementos; Cuidados com meio ambiente.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: