- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
11 de dezembro 2024
FAESC
11 de dezembro 2024
SENAR
10 de dezembro 2024
Em ato realizado na última semana, 29 pessoas da Colônia de Pescadores de Balneário Rincão concluíram, com sucesso, o curso de Pescador Profissional e receberam a carteirinha e certificado. A iniciativa foi oferecida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Marinha do Brasil/Capitania dos Portos, Sindicato Rural de Nova Veneza e Colônia de Pescadores.
A cerimônia, que aconteceu na sede da Colônia de Pescadores, marcou a conquista de um importante passo na profissionalização dos pescadores da região.
O curso atende as competências exigidas para a inscrição de Aquaviário na categoria de Pescador Profissional (POP), no nível de habilitação 1, Aquaviário do 3º Grupo. A metodologia de ensino proposta tem como fundamento a formação por competência, propiciando ao aluno conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem a ampliação de seu aprendizado no dia a dia de sua atividade profissional
O presidente do Sindicato Rural de Nova Veneza, Adilcio Pedro Pazetto, ressaltou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento da pesca na região. "O investimento em cursos como esse é essencial para garantir a segurança, qualidade dos produtos e a preservação do meio ambiente”.
Também estiveram presentes o prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio, o presidente da Colônia de Pescadores, Valmor de Morais, a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Rosa, o capitão Lima que representou a Capitania dos Portos, e o delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, Francisco José Siqueira Ferreira.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o curso qualifica o aluno para que, durante um ano, aprofunde conhecimentos, para exercer a função de padrão de embarcações de pesca empregadas na navegação interior e costeira, conforme definido pela Capitania dos Portos. “É uma oportunidade de qualificação para uma profissão com grande demanda no mercado e que necessita de profissionais preparados para atuarem com segurança e eficiência".