- HOME FAESC SENAR
- Notícias do agro
- Sindicatos
-
- Transparência e prestação de contas
- Transparência
- Normas
- Eventos
- Fale Conosco
FAESC
21 de outubro 2025
SENAR
21 de outubro 2025
SENAR
21 de outubro 2025
O município de Lebon Régis reuniu, no dia 15 de outubro, aproximadamente 250 mulheres rurais em uma ação do Programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a educação para o cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina.
O encontro buscou incentivar o autocuidado e promover a valorização da mulher do campo. A abertura oficial contou com a presença das seguintes autoridades: o prefeito de Lebon Régis, Marcelo Spautz; a secretária municipal de Saúde, Rosane Souza; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lebon Régis, André Barpp; o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro; e a supervisora do programa Saúde no Campo, Michele Diesel. Também participaram os técnicos de campo da área da saúde Delair Martins Maiberg, Adriano Pereira e Karine de Quadros de Souza.
A programação foi ampla e diversificada, abordando temas relevantes à saúde e bem-estar da mulher rural. As palestras contemplaram assuntos como saúde da pele, menopausa, incontinência urinária, saúde emocional, educação sexual e enfrentamento à violência contra a mulher. A médica dermatologista Dra. Talyssa Rockenbach participou ativamente, ministrando palestra sobre cuidados com a pele e realizando consultas dermatológicas individuais durante o evento, o que foi um diferencial e recebeu ampla adesão das participantes.
De acordo com Jeam Palavro, as mulheres do meio rural muitas vezes enfrentam dificuldades de acesso a serviços de saúde e, por isso, valorizam muito os eventos do Programa Saúde da Mulher Rural. “Trata-se de uma ação que leva orientação e atendimento preventivo até a comunidade, incentiva exames de rotina e ajuda na detecção precoce de doenças”.
O presidente do Sindicato, André Barpp, avaliou positivamente o evento e também destacou a importância da ação para incentivar o cuidado com a saúde, a adoção de hábitos preventivos e o diagnóstico precoce de possíveis problemas.
Assim como em outros encontros do programa, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enviou uma mensagem especial às participantes, ressaltando a relevância da iniciativa. “Queremos auxiliar no controle de fatores de risco que impactam diretamente a saúde da mulher rural. É gratificante perceber que os resultados têm evoluído a cada ano e receber relatos que comprovam a importância de investir em saúde e qualidade de vida no meio rural”.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar: