FAESC
26 de novembro 2025
FAESC
25 de novembro 2025
Com presença expressiva de associados e lideranças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado promoveu, no dia 21 de novembro, sua Assembleia Geral Ordinária. O evento oportunizou apresentar um balanço das ações da entidade sindical e discutir os desafios e as oportunidades do agronegócio.
Durante o encontro, o presidente do Sindicato, Lédio João Lucietti, mencionou a realização de 137 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, que capacitaram mais de 1,2 mil pessoas. Na área de eventos, ressaltou o Seminário sobre Legislação Aplicada ao Transporte de Máquinas Agrícolas em Rodovias, que reuniu mais de 150 produtores rurais. Outro ponto relevante foi o programa Sorrindo no Campo, que atendeu aproximadamente 950 crianças do 1º ao 5º ano. Na Assistência Técnica e Gerencial, o Sindicato acompanhou mensalmente 90 produtores das cadeias de fruticultura, bovinocultura e piscicultura.
O presidente também lembrou das parcerias com as Secretarias de Saúde e Prefeituras de Praia Grande e Jacinto Machado, que viabilizaram a realização dos Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher, reunindo 300 e 184 participantes, respectivamente. Lucietti relatou ainda sua participação, no início de outubro, da reunião anual dos presidentes da região Sul com o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. Na ocasião, expressou preocupação com os preços do arroz e da banana, que atualmente não cobrem os custos de produção, colocando em risco a sobrevivência das famílias produtoras e os empregos na cadeia produtiva.
A programação contou com a presença do vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que além de representar o Sistema na abertura do evento, ministrou a palestra Ações do Sistema Faesc/Senar em defesa do produtor rural. Ao detalhar as atividades do Sistema, ele reconheceu a importância do trabalho realizado diretamente nos Sindicatos Rurais e reforçou que a excelência no atendimento ao produtor é uma prioridade em todo o Estado.
“São vocês produtores que tem voz em nossos Sindicatos, participam no acolhimento das demandas da classe e na mobilização das ações das entidades sindicais em parceria com o Senar/SC. Esse é um momento extremamente importante de troca de informações e de fortalecimento das relações, para que possamos, como Sistema CNA/Faesc/Senar/Sindicatos, fazer o melhor pela classe produtora rural do nosso estado”, destacou.
Clemerson Pedrozo também destacou o potencial competitivo de Santa Catarina e lembrou as áreas em que o Estado ocupa posições de liderança no mercado agropecuário. “O agronegócio exerce um papel indispensável no cenário econômico, contribuindo diretamente para a geração de empregos e para o dinamismo da economia. Nossos Sindicatos Rurais têm função estratégica nesse processo, pois oferecem apoio, orientação e suporte de qualidade aos produtores em diversos aspectos importantes do dia a dia da atividade agropecuária”.
